16 de mar. de 2010

Bancoop

Senado aprova auditoria em fundos de pensão

O Senado Federal aprovou nesta terça-feira (16) o requerimento do senador Alvaro Dias (PR) solicitando ao Tribunal de Contas da União (TCU) a realização de auditoria nos fundos de pensão que aplicaram recursos na Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo (Bancoop), entidade suspeita de ter desviado recursos para irrigar o “caixa dois” de campanhas do PT.

Previ, Funcef e Petros – O documento aprovado solicita a investigação nos fundos de pensão Previ (Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil), Funcef (Fundação dos Economiários Federais) e PETROS (Fundação Petrobrás de Seguridade Social).

Sob a gestão do petista João Vaccari Neto, atual tesoureiro do PT e indicado para coordenar a campanha da ministra Dilma Rousseff, a cooperativa é acusada de desviar mais de R$ 100 milhões dos recursos dos seus associados prejudicando mais de 400 famílias.

Na justificativa do documento, Dias recorda que o Ministério Público de São Paulo finalizou a investigação envolvendo a Bancoop. O promotor José Carlos Blat, responsável pela investigação, identifica milhares de movimentações financeiras fraudulentas com o objetivo de enganar os cooperados que aplicavam suas economias em empreendimentos imobiliários, pagavam prestações inflacionadas e não obtiveram as chaves das casas.

A auditoria vai analisar a transparência da aplicação financeira das entidades de previdência pública citadas na Cooperativa Habitacional dos Bancários. (Agência Tucana)

Um comentário:

anderson disse...

Bom dia!

Respeitando as regras do blog, caso não possa ser publicado esse comentário, peço a gentileza, de que seja distribuído à bancada.

O aparelhamento dos Fundos de Pensão é resultado do pouco caso que o nosso partido tem dado a eles.

Mesmo depois da CPI dos Correios em 2.005, onde uma das investigações foi sobre o Instituto de Seguridade dos Correios, o Postalis, nosso partido não tem uma estratégia para ocupar espaço nessas instituições.

Veja, ocupar espaço nessas instituições, é tirar espaço dos pelegos petistas, que transferem os recursos dessas instituições para atender suas maracutaias particulares.

Eu mesmo, requeri do partido apoio para concorrer ao Conselho Deliberativo do Postalis há um ano atrás e não obtido apoio.

Há alguns debates no partido que estão sendo relegados a segundo plano e que nós precisamos trazer a tona de novo.

Abraço, Anderson