Os deputados Rogério Marinho (RN) e Renato Amary (SP) responsabilizaram, nesta terça-feira (16), o governo federal pela baixa execução do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida. Dados da Caixa Econômica Federal enviados ao Tribunal de Contas da União (TCU) revelam que pouco mais de mil casas (1.221) foram concluídas até dezembro de 2009 (0,6% do previsto, que é de 1 milhão de casas). O TCU classificou como “preocupante” a baixa execução do programa e avaliou a necessidade de acompanhar os valores e o ritmo de conclusão das moradias.
“O governo petista só se preocupa em fazer propaganda; não se interessa em executar obras do programa para atender as famílias de baixa renda”, avaliou Marinho, que citou o déficit habitacional brasileiro atualmente em 8 milhões de casas como exemplo de incapacidade de gestão do governo. “Esse percentual é assustador e mostra a fragilidade gerencial do governo atual”, disse.
O tucano criticou o PT por se preocupar em fazer propaganda antecipada de um projeto ainda embrionário, gerando expectativa na população de baixa renda, que certamente será frustrada pela incapacidade de gestão do governo.
O deputado Renato Amary também lamentou os falsos anúncios do governo nesta área e se mostrou preocupado com a falsa expectativa gerada na população. “É uma pena que essa população espere tanto para ter sua casa própria e o governo, com sua lentidão, não consiga concluir os pedidos”. (Reportagem: Letícia Bogéa/Fotos: Eduardo Lacerda)
Nenhum comentário:
Postar um comentário