Cooperados lesados pela Bancoop serão ouvidos nesta terça-feira
A pedido do deputado Vanderlei Macris (SP), a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara promoverá nesta terça-feira (11), às 14h30, audiência pública com cooperados lesados pela Cooperativa Habitacional dos Bancários (Bancoop) de São Paulo.
O tucano avalia ser dever institucional” do Congresso a investigação do problema, pois foram aplicados na cooperativa recursos provenientes dos fundos de pensão dos funcionários do Banco do Brasil, da Caixa Econômica e da Petrobrás. Há suspeita de que o dinheiro acabou desviado.
Para o tucano, é importante ouvir dos cooperados os problemas que eles enfrentam. “Não é fácil a situação de terem frustrados os anseios de acesso à casa própria, ainda mais quando há relatos de que os recursos para a edificação das moradias podem estar sendo utilizados na campanha do PT à Presidência da República”, avaliou.
Após analisar documentos do processo relacionado ao suposto desvio, o promotor José Carlos Blat concluiu que a direção da Bancoop, comandada pelo tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, movimentou R$ 31 milhões somente em cheques para a cooperativa.
Participarão da audiência:
→ os conselheiros Marcos Migliaccio, Érico Rocha de Oliveira, Dalva Regina e Luiz Gustavo, representantes da Associação de Adquirentes do Edifício Cachoeira;
→ Dinalva Lombardi e Antonio Molina, do Edifício Anália Franco;
→ Marcelo Santos, Mauricio Martiniano e Marcio Polato, da Associação San Felipe;
→ o diretor da Associação de Adquirentes de Apartamentos do Residencial Vila Clementino, Cléber Aguiar;
→ o advogado Valter Picazio Júnior, que representa 18 entidades de cooperados.
Famílias ficaram na mão
→ Mais de três mil famílias teriam sido prejudicadas pela Bancoop.
→ Dos 53 empreendimentos prometidos, em torno de 30 não chegaram a sair do papel.
→ Reportagem da revista "Veja" mostrou que nas mãos de dirigentes do PT a Bancoop se transformou num ótimo negócio para encher os bolsos de seus diretores e abastecer campanhas eleitorais do partido. A entidade teria ajudado a financiar inclusive a campanha de Lula à Presidência em 2002. João Vaccari Neto, novo tesoureiro do PT, já foi diretor-financeiro e presidente da cooperativa.
(Reportagem: da redação com informações da assessoria/Foto: Eduardo Lacerda
10 de mai. de 2010
Audiência pública
Marcadores:
Vanderlei Macris
Reprodução autorizada das matérias desde que citada a fonte (Diário Tucano)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário