Emanuel Fernandes destaca textos publicados em seu blog
Da tribuna, o deputado Emanuel Fernandes (SP) pediu nesta terça-feira (15) o registro, nos Anais da Câmara, dos 18 textos que ele publicou em seu BLOG ao longo do ano. Em seu discurso, o tucano chamou a atenção para dois posts: um sobre expansão do PIB e outro a respeito da necessidade de adoção do voto distrital.
No primeiro deles, Emanuel diz concordar em parte com a tese de que o atual governo comporta-se como o agente principal do crescimento econômico do Brasil nos últimos cinco anos. Para o tucano, cinco fatores explicam o resultado:
O forte crescimento da economia internacional; o desenvolvimento econômico da China e sua demanda por produtos brasileiros; o fato de o presidente Lula e "sua turma" não estarem mais na oposição ameaçando o futuro e a atual oposição ter atitude consequente com relação à economia; a diminuição da taxa de natalidade, que diminui a pressão de custos e melhora a produtividade geral do Brasil; e a transição rural-urbana nacional, que embora malfeita está em fase final e diminui, também, a pressão de custos.
"Certamente outros fatores ajudaram, como os fundamentos econômicos deixados pelo Fernando Henrique Cardoso e a surpreendente ortodoxia econômica do governo Lula. Porém, acredito que os cinco fatores acima são os principais", reforçou.
Já o post que trata do voto distrital é o último publicado no blog. "Voltamos à discussão da reforma eleitoral. Como diria Raul Seixas, é no tronco que se encontra o coringa do baralho. No caso, o tronco é aumentar o poder do eleitor", escreveu o tucano. Em conjunto com o deputado Antonio Carlos Mendes Thame (SP), o Emanuel apresentou semana passada projeto de lei que estabelece a adoção dessa modalidade de voto. "Esperamos que a proposta tenha apoio nesta Casa para que comecemos a sair da atual situação de séria decadência política", afirmou. (Reportagem: Marcos Côrtes/Foto: Ag. Câmara)
15 de dez. de 2009
Balanço
Marcadores:
Antonio Carlos Mendes Thame,
Emanuel Fernandes
Reprodução autorizada das matérias desde que citada a fonte (Diário Tucano)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário