11 de mai. de 2010

Proteção no uso da rede

Leite quer definir regras de segurança na internet para lan houses

O deputado Otavio Leite (RJ), relator da comissão especial das lan houses, afirmou nesta terça-feira (11), que irá buscar um ponto de equilíbrio para a segurança na internet dentro das casas digitais.
O tema foi debatido pela comissão com especialistas que apontaram caminhos capazes de coibir e prevenir os crimes praticados em rede, além de auxiliar na investigação dos delitos já cometidos. O maior desafio, segundo o tucano, é unir liberdade e proteção.

Leite adiantou que pretende ouvir no colegiado donos de lan houses de São Paulo e do Rio de Janeiro para tentar elaborar uma regra de segurança precisa. “É preciso saber que meio utilizar para assegurar a confidencialidade do cadastro. Pois na medida em que eu, por exemplo, uso um computador e depois o dono dele rastreia por onde naveguei, não dá para saber até que ponto isso pode ser uma ofensa à minha liberdade”, destacou.
O deputado quer garantir que os usuários dos centros de inclusão digital possam realizar suas buscas e atividades em geral sem restrições e que também tenham sua intimidade preservada. No encontro dessa terça-feira, todos os debatedores defenderam a criação de um cadastro com os nomes dos usuários. Alguns defendem a sua obrigatoriedade, enquanto outros acreditam que ele deva ser voluntário.
Participaram do debate de hoje autoridades ligadas à área de segurança e também representantes do setor de informática como o presidente da Safernet, Thiago Tavares de Oliveira.

Mais consultas
→ O tucano também pretende debater o tema com especialistas em direito penal e civil antes de apontar uma solução para a segurança nas lan houses

O número
→ De acordo com o presidente da Safernet, Thiago Tavares, um crime virtual é registrado por hora no Brasil. Ao todo, foram registrados 14 mil delitos entre julho de 2008 e fevereiro de 2010.

(Reportagem: Djan Moreno/ Fotos: Eduardo Lacerda)

Ouça aqui o boletim de rádio

Nenhum comentário: