27 de out. de 2009

Sustentabilidade

Deputados sugerem ações nas cidades em prol do meio ambiente

Os deputados Fernando Chucre (SP) e Gustavo Fruet (PR) defenderam mecanismos para ajudar no desenvolvimento sustentável das cidades. Entre as medidas apontadas pelos tucanos, estão o reaproveitamento de água pluvial para diminuir o impacto ambiental e reduzir o consumo da água, além do uso da iluminação solar e da ventilação nos edifícios para reduzir o gasto com energia elétrica e ar condicionado. Os tucanos querem ainda o incentivo ao uso do transporte público e à arborização com base na vegetação nativa.

Exemplo pioneiro no DF - Essas recomendações foram feitas em audiência pública das comissões de Meio Ambiente de Desenvolvimento Urbano para discutir o conceito de "bairro sustentável". Conforme explicou Chucre, um grupo de deputados tenta viabilizar um projeto específico para incentivar esse conceito no planejamento urbano que vai além da implantação de sistema de sustentabilidade em edifícios públicos, mas que também faça com que a iniciativa privada use esses princípios na construção de novos bairros.

Na avaliação de Fruet, essa é uma questão abrangente e tem impacto nacional. “A definição desses conceitos trará princípios de sustentabilidade que cada vez ficarão mais presentes no país”, ressaltou. Conforme destacou o parlamentar, o secretário de Meio Ambiente do Distrito Federal, Cássio Taniguchi, apresentou o projeto do Noroeste, considerado o primeiro bairro ecológico de Brasília e do Brasil. “Essas questões são fruto de uma tendência mundial, mas são conflitantes quando nos defrontamos com a nossa realidade. Precisamos mudar isso”, finalizou Fruet. (Reportagem: Letícia Bogéa)

Nenhum comentário: