Deputados criticam intenção de Lula de vetar reajuste aos aposentados
Os deputados Luiz Paulo Vellozo Lucas (ES) e Carlos Alberto Leréia (GO) criticaram a postura do presidente Lula de dizer que vai vetar o reajuste de 7,7% aprovado na Câmara. Ao se referir ao aumento dado aos aposentados que ganham acima de um salário mínimo, Lula reiterou que não há eleição que faça ele aceitar um absurdo. Para Vellozo, a tendência é que o Congresso derrube o veto do presidente caso o petista não sancione o reajuste.
“Para o governo do PT, o dinheiro público não tem limite. Isso ocorre apenas quando se fala em salário do aposentado. Nesse caso ele cobra que as pessoas se dêem conta da existência de limites. Não aceitamos isso”, rechaçou o tucano pelo ES. “Os aposentados não são culpados pela incapacidade do governo de gerir receitas e despesas dentro dos princípios de equilíbrio", completou.
Leréia afirma que o PT e o presidente Lula pregavam uma ideologia antes de assumiram o poder. Depois, mudaram de rumo. “Lamentavelmente a postura do presidente quando era candidato era uma - a favor dos aposentados. Mas no exercício do poder, fala o que considero um desrespeito aqueles que trabalharam tanto”, enfatizou.
Os deputados aprovaram o reajuste na noite de terça-feira. Esse aumento é retroativo a 1º de janeiro deste ano. Mas o reajuste para aquelas aposentadorias que começaram a ser pagas em dezembro de 2009 será de 3,58%. Inicialmente a proposta reajustava os benefícios em 6,14%. Hoje cerca de 8 milhões de aposentados e pensionistas recebem acima de um salário mínimo. (Reportagem: Arthur Filho/ Fotos: Eduardo Lacerda)
5 de mai. de 2010
Presidente incoerente
Marcadores:
Carlos Alberto Leréia,
Luiz Paulo Vellozo Lucas
Reprodução autorizada das matérias desde que citada a fonte (Diário Tucano)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário