3 de mai. de 2010

Mais desenvolvimento

Carlos Brandão comemora crescimento da atuação da Codevasf no Maranhão

O deputado Carlos Brandão (MA) comemorou a inclusão de dois vales de rios maranhenses - o Itapecuru e o Mearim - na área de atuação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). "Isso levará desenvolvimento para toda uma região carente de saneamento, de infraestrutura, de abastecimento de água, sem energia e sem informações para melhor utilização da terra", destacou em discurso.

Para o tucano, valeu a luta dele ao longo do mandato pela aprovação deste projeto. "Foi uma árdua missão, mas válida por ter incluído 115 municípios no orçamento da Codevasf, que passarão a receber novos recursos", disse da tribuna. Brandão explicou que no dia 14 de janeiro último, com a sanção de lei fruto de projeto dele aprovado pelo Congresso Nacional, a Codevasf passou a atuar nos vales desses dois rios.

"Estamos levando investimentos também para aplicação de novas tecnologias, diversificação de culturas, recuperação de áreas ecologicamente degradadas, capacitação e treinamento de produtores rurais, além da realização de pesquisas e estudos socioeconômicos e ambientais, entre outras ações. É um trabalho que gera emprego e renda para a população residente em sua área de atuação", reiterou o deputado.

O parlamentar elogiou a atuação da companhia, que, segundo ele, fez um brilhante trabalho nas regiões que já atende, promovendo principalmente o desenvolvimento e a revitalização das bacias dos rios São Francisco e Parnaíba com a utilização sustentável dos recursos naturais e estruturação de atividades produtivas para a inclusão econômica e social.

Até o final do ano, os estudos preliminares da Codevasf no Maranhão estarão finalizados, e haverá uma sede do órgão no Maranhão, antes atendido pela superintendência no Piauí. "Logo veremos resultados efetivos desta nova lei, que tenho a honra de ter feito e brigado por sua aprovação no Congresso", concluiu.

A frase:
"Abrimos uma janela para qualquer um destinar recursos para o Maranhão por meio da Codevasf. E aqui falo diretamente para os nossos prefeitos, vereadores, para a bancada federal e estadual e para o Governo do Maranhão. Temos um órgão de gestão exemplar à disposição para levar desenvolvimento para o nosso estado. Precisamos apenas priorizar, identificar a necessidade da população desses 115 novos municípios que passarão a receber recursos novos."

Repartir melhor o bolo
De 2007 a 2009, o Piauí recebeu mais de R$ 300 milhões da Codevasf, enquanto o Maranhão, que tinha apenas 36 municípios incluídos pelo Vale do Parnaíba, recebeu pouco mais de R$ 60 milhões. "O que fizemos foi repartir o bolo e levar mais recursos ao interior do nosso estado, tão atrasado e desprezado", explicou Carlos Brandão.

(Reportagem: Marcos Côrtes/ Foto: Eduardo Lacerda)

Nenhum comentário: