Panes na telefonia mostram fragilidade do sistema de telecomunicações
Além do líder José Aníbal (SP), outros deputados do PSDB também cobraram providências de representantes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e da Telefônica para evitar panes na telefonia durante audiência pública da Comissão de Ciência e Tecnologia Comunicação e Informática (CCTI), presidida pelo deputado Eduardo Gomes (TO). Na avaliação dos parlamentares, o problema mostra uma fragilidade perigosa do sistema de telefonia.
Agências sucateadas - Autor do requerimento juntamente com Aníbal o deputado Gustavo Fruet (PR), criticou a fragilidade do sistema telefônico e lamentou o sucateamento das agências reguladoras. “As explicações mostram a vulnerabilidade do sistema e o risco de colapsos em todo o país. Esse sucateamento não é de agora e acontece em todas as agências. O enfraquecimento dessas autarquias é uma contradição desse governo que procura, de um lado, colocar essas agências como um anexo do Executivo e, do outro, as enfraquece com contingenciamentos orçamentários”, afirmou.
O deputado Julio Semeghini (SP) afirmou que problemas na telefonia em dias de chuva são comuns e previsíveis e disse estar decepcionado por não haver "rotas alternativas" na rede capazes de evitar a pane em São Paulo. “A emergência tem que funcionar exatamente na hora de uma emergência. Se houvesse essa previsão não haveria todo esse caos”, explicou. O tucano pediu à CCTI que encaminhe ofício à Anatel pedindo providências.
O deputado Emanuel Fernandes (SP) concorda que o episódio mostra a fragilidade do sistema de telecomunicações no país para lidar com questões emergenciais. Ele sugeriu a criação de uma central de despachos. “O Brasil inteiro deveria adotar um centro de operação integrada com despachantes e linhas especiais protegidas para evitar falhas graves como essa”, destacou.
Já Duarte Nogueira (SP) defendeu a necessidade de regulamentação para sanar a vulnerabilidade do setor de telefonia. “Não sei se é possível quantificar os prejuízos que essa falha resultou. Mas a regulamentação evitaria que outros colapsos aconteçam em São Paulo ou em outros estados”, afirmou o 1º vice-líder tucano. (Reportagem: Alessandra Galvão)
Leia também:
Aníbal cobra ações da Anatel e da Telefônica para evitar panes
28 de out. de 2009
Alerta
Marcadores:
Eduardo Gomes,
Gustavo Fruet,
José Aníbal,
Julio Semeghini
Reprodução autorizada das matérias desde que citada a fonte (Diário Tucano)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário