13 de fev. de 2010

Momento oportuno

Bruno Rodrigues elogia mobilização no combate à violência contra a mulher

O deputado Bruno Rodrigues (PE) ressaltou a importância da mobilização social no combate à violência contra a mulher, inclusive durante o carnaval. Em Recife, os blocos do Laço Branco e Nem com uma Flor aproveitaram o desfile no período de festa para conscientizar a população em relação ao problema. O grupo procura alertar para o risco de aumento de agressões contra mulheres nesta época do ano por conta de fatores como o uso excessivo de bebida alcoólica.

Conscientização essencial - Na avaliação do tucano, é importante a sociedade articulada usar o espaço dos blocos de rua para conscientizar e alertar as pessoas para a violência contra a mulher. “É uma festa popular e tradicional, na qual toda a população está reunida. Trata-se de uma boa oportunidade para mostrar a preocupação com o social. A violência contra a mulher é um problema grave e, felizmente, há uma conscientização crescente das pessoas”, afirmou Rodrigues.

O desfile foi organizado pelo Instituto PAPAI e pela Rede de Homens pela Equidade de Gênero, em parceria com a Secretaria Especial da Mulher da Prefeitura do Recife. Neste oitavo ano consecutivo de festa, foram distribuídas fitas da campanha e leques com a inscrição de trechos da Lei Maria da Penha, que tornou mais severas as penas para os autores de violência doméstica, além de panfletos informativos. A ação objetiva mobilizar a população, principalmente os homens, no engajamento e combate à violência contra o público feminino não só no carnaval, mas também durante o ano inteiro. (Reportagem: Alessandra Galvão/ Foto: Eduardo Lacerda)