14 de dez. de 2009

COP 15

Em Copenhague, Roberto Rocha defende uso dos biocombustíveis

Presente à 15ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 15), na Dinamarca, o deputado Roberto Rocha (MA) destacou os bons resultados obtidos na mesa-redonda realizada nesta segunda-feira (14) para discutir o uso de biocombustíveis como recurso para diminuir a emissão de gases poluentes. Participaram do debate a Comissão de Meio Ambiente da Câmara, presidida pelo tucano, e a Câmara de Comércio Brasil-Dinamarca. O tema recebeu ainda o importante apoio do governador de São Paulo, José Serra, que está em Copenhague.

São Paulo dá exemplo - “A discussão foi muito proveitosa, até porque o uso de combustíveis renováveis é cada vez mais necessário. E o Brasil tem uma posição de vanguarda nesse setor e virou referência mundial. Em vários países, os maiores problemas da emissão de gases poluentes vem da energia e do transporte. No, Brasil respondem a somente 13% das emissões”, destacou Rocha.

Enganação

Programa partidário do PT foi cínico e mentiroso, diz Alvaro

O senador Alvaro Dias (PR) criticou nesta segunda-feira (14) o programa do Partido dos Trabalhadores veiculado na televisão, classificando-o como de "um cinismo irrefutável, em que a mentira foi a arma para agredir os adversários". Segundo o tucano, a peça reservou mais espaço para agredir gestões passadas do que para apresentar realizações do governo Lula.

Ataques sem fundamento - Segundo o parlamentar, o ataque desferido pelo PT em seu programa político se deu de forma "estapafúrdia e mentirosa". Alvaro citou como exemplo de agressão sem fundamento com a verdade a afirmação de que o governo FHC não gostava de nordestinos. O senador observou que nenhuma ação da gestão passada justificaria tal declaração.

Política cambial

Kaefer quer ouvir ministros sobre forte desvalorização do dólar

O deputado Alfredo Kaefer (PR) defende a vinda do ministro da Fazenda, Guido Mantega, e do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, à Câmara para debater a excessiva desvalorização do dólar, o que tem prejudicado as exportações e a balança comercial brasileira. “É claro que a moeda norte-americana caiu frente a várias outras pelo mundo, mas no caso do real a queda foi muito grande. Isso traz um prejuízo drástico para a nossa indústria exportadora, comprometendo centenas de empresas”, alertou nesta segunda-feira (14).

Indústria pode sucumbir - Em novembro, as reservas internacionais brasileiras fecharam com cerca de US$ 238 bilhões em caixa. Um dos motivos para esse acúmulo é a compra de dólares pelo Banco Central para evitar a queda da moeda norte-americana. Segundo Kaefer, as autoridades monetárias precisam tomar providências para que haja um comprometimento do setor exportador.

Incapacidade de gestão

Discurso de Lula sobre saneamento destoa da realidade, diz Chucre

O deputado Fernando Chucre (SP) rechaçou nesta segunda-feira (14) o discurso do presidente Lula de que o governo investe mais em saneamento básico do que os anteriores. Para o tucano, pior do que o palavrão dito pelo petista em São Luís é a realidade ser bem diferente do falatório presidencial.

Obras em ritmo lento - Os números colocam por terra o discurso de Lula. Segundo estudo do próprio Ministério das Cidades, de 2007 até hoje o Planalto só conseguiu executar 11% dos R$ 12,6 bilhões reservados para programas de saneamento básico urbano e rural no Orçamento da União.

Reconhecimento

PSDB parabeniza Rádio Câmara pela conquista do Prêmio Abraciclo de Jornalismo

A Assessoria de Imprensa da Liderança do PSDB na Câmara parabenizou a "Rádio Câmara", em particular o repórter José Carlos Oliveira, por ter vencido o Prêmio Abraciclo de Jornalismo 2009, na categoria rádio. "A conquista desta importante honraria nada mais é do que o justo reconhecimento pelos serviços prestados pela Rádio Câmara e pela qualidade dos profissionais que integram sua equipe", diz a carta assinada pelos jornalistas da Liderança.

Ciclistas ganham as ruas - Em julho, a emissora colocou no ar uma série de reportagens especiais (ouça todas elas abaixo) intitulada "superando limites". As matérias abordaram a crescente circulação de bicicletas pelas ruas brasileiras. O uso desse veículo é incentivado pelas políticas públicas, mas há problemas como a falta de ciclovias e as hostilidades entre pedestres, ciclistas e motoristas.

Transparência

Congresso inaugura Portal de Fiscalização da Copa de 2014

A Rede de Fiscalização e Controle da Copa de 2014 lança nesta terça-feira (15), às 15h, um portal que permitirá aos cidadãos acompanhar os gastos públicos com a organização do mundial. O site trará informações como obras, aquisição de materiais permanentes, área de governo a ser atendida, cronogramas de programação, edital de licitações, responsáveis pela contratação e execução do contrato.

Monitoramento da sociedade - A criação do portal fundamenta-se no Projeto de Lei 6270/09, do deputado Silvio Torres (SP), aprovado pela Comissão de Turismo e Desporto. A fim de dar transparência absoluta à organização do torneio, o projeto determina a criação do portal.

"Esse é o resultado de um trabalho iniciado no meio do ano que tem potencial para dar bons resultados. Por meio dessa página, a sociedade terá a oportunidade de acompanhar o desenvolvimento dos gastos e denunciar eventuais irregularidades, por exemplo", destacou o tucano nesta segunda-feira (14).

Hora da verdade

Lobão vai à Câmara nesta quarta para dar explicações sobre o apagão

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, estará na Câmara nesta quarta-feira (16), às 14h, para prestar esclarecimentos sobre o apagão que deixou 18 estados brasileiros sem energia elétrica.

Problema sério - "É importante conhecer os reais motivos do blecaute, principalmente porque cientistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o Inpe, contestaram a informação do ministro de que raios produziram o desligamento da linha de transmissão”, afirmou o deputado Vanderlei Macris (SP), autor do requerimento aprovado na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle.

Autoridades presentes

CPI discute ações de combate aos desaparecimentos no Rio

A CPI dos Desaparecidos promove audiência pública nesta terça-feira (15), às 14h30, com a presença do secretário de Segurança Pública e do chefe de Polícia Civil do Rio de Janeiro, José Beltrame e Allan Turnowski, respectivamente. A relatora da comissão, deputada Andreia Zito (RJ), afirmou que os depoimentos são importantes para conhecer as ações conduzidas pelos dois órgãos no combate aos desaparecimentos no estado.

Risco de convocação - Segundo a tucana, as autoridades podem dar informações e sugestões importantes para o trabalho da CPI. “Precisamos entender melhor de que forma estão trabalhando na questão do desaparecimento das crianças no Rio de Janeiro e se existem outras maneiras de colaborar para a localização dos desaparecidos”, declarou nesta segunda-feira (14).

De acordo com a parlamentar, seu estado vem sofrendo com os desaparecimentos há muito tempo. "Mães relatam descaso ao procurar as delegacias, inclusive investigando sozinhas os sumiços de seus filhos", apontou.

Governo lento

PSDB reforçará fiscalização de programas de infraestrutura em 2010


A oposição reforçará em 2010, último ano do governo Lula, a fiscalização sobre o andamento de iniciativas federais na área de infraestrutura e de habitação. Segundo o líder do PSDB na Câmara, deputado José Aníbal (SP), diante da lentidão de ações como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do "Minha Casa, Minha Vida", a gestão do PT caminha para deixar uma herança muito negativa para o próximo governo. Segundo o líder, a oposição será firme na cobrança por mais resultados para evitar que o país pague muito caro por essa inércia.

Desempenho insuficiente - "O Executivo deve ter a iniciativa de promover e estimular os investimentos e o crescimento do país. Vamos reforçar a fiscalização porque, infelizmente, as ações têm sido insuficientes", condenou. O tucano destacou o impacto positivo das obras de infraestrutura em setores como rodovias, aeroportos e portos no desenvolvimento nacional, mas alertou que nessa área o governo Lula fala muito e faz pouco.