21 de dez. de 2009

Fiasco na COP 15

Tripoli critica despreparo de Dilma para reunião em Copenhague

Um dos deputados tucanos presente à Copenhague para participar da Conferência sobre Mudança Climática (COP-15), o deputado Ricardo Tripoli (SP) criticou nesta segunda-feira (21) o despreparo e as gafes cometidas pela ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) durante o encontro na Dinamarca.

Deveria se informar mais - Além de dizer que "o meio ambiente é, sem dúvida nenhuma, uma ameaça ao desenvolvimento sustentável", a petista ficou isolada quando se referiu a uma possível contribuição brasileira ao um fundo global de combate a mudanças climáticas.

“A ministra Dilma foi muito mal desse episódio. Ela deveria procurar se informar mais sobre os temas que for falar ou então pelo menos passar para quem entenda do assunto. Foi desastroso o que ela disse sobre a sustentabilidade e sobre a contribuição ao fundo do meio ambiente”, lamentou Tripoli.

Falta da assistência

Caos na saúde pública foi um dos grandes problemas do país em 2009, diz Alvaro

O caos na saúde pública foi um dos maiores dramas do brasileiro durante o ano de 2009. A constatação é do senador Alvaro Dias (PR) que, da tribuna, observou que os problemas poderiam ter sido minimizados se a Câmara dos Deputados tivesse aprovado a regulamentação da Emenda 29, que regulamenta os percentuais que União, estados e municípios devem destinar à saúde pública. A matéria já foi aprovada pelo Senado.

Modelo falido - "O projeto continua na pauta dos trabalhos da Câmara, mas sem a necessária providência da aprovação. Com isso, milhares de pessoas estão desatendidas no país. Verifica-se constantemente a morte de brasileiros em razão da desatenção do setor público, que não oferece a acolhida necessária nos órgãos encarregados de atender a população", afirmou o tucano.

Deputados atuantes

Balanço de projetos aprovados mostra atuação destacada de tucanos

Durante as 175 sessões deliberativas da Câmara (ordinárias e extraordinárias) realizadas ao longo de 2009, os tucanos tiveram atuação destacada em plenário sob o comando do líder José Aníbal (SP).

Atuação vigilante - Isso ocorreu não somente por meio da atuação vigilante e crítica em relação aos projetos votados, mas também pelo fato de tucanos serem autores ou relatores de propostas com relevante impacto social, político, econômico ou ambiental.

É o que mostra edição desta segunda-feira do "Jornal da Câmara", que traz um balanço das principais matérias acatadas em plenário. Confira abaixo exemplos de proposições que tiveram participação decisiva dos tucanos e links para as notas postadas por este blog sobre os projetos em questão:

Defesa intransigente

Reduzir impostos é essencial para gerar mais emprego e renda, diz Kaefer

“A elevada carga de impostos no Brasil compromete investimentos no setor produtivo, limita a geração de empregos e prejudica os brasileiros com menor renda“. O alerta é do deputado Alfredo Kaefer (PR), que tem sido intransigente na defesa da redução da carga tributária no Congresso Nacional.

Mais pobres pagam mais impostos - Apesar da resistência do governo, o parlamentar do PSDB acredita estar provado que menos impostos significam mais dinheiro na economia, maior consumo e geração de empregos.

O tucano citou como exemplo a redução de IPI promovida pelo Ministério da Fazenda para os setores de automóveis e eletrodomésticos, adotada para tentar minimizar os impactos da crise mundial. Segundo ele, a redução de tributos conseguiu manter a economia brasileira aquecida.

Balanço

Feliz Ano Novo, Goiás!

Marconi Perillo (*)

Chegamos ao fim de dezembro e é hora de fazer o necessário balanço do ano que se encerra. Infelizmente, fechamos a conta do ano com o fracasso da 15ª Conferência das Nações Unidas de Mudança do Clima, a COP-15, que pouco avançou no estabelecimento de consenso entre os 192 países participantes para conter o aquecimento global.

Mas 2009 foi um ano de conquistas, apesar das dificuldades que o mundo enfrentou. No caso específico do Brasil, vejo que avançamos em alguns pontos, embora tenhamos recuado em outros. O PAC, por exemplo, continua travado e obras importantes, como o Aeroporto de Goiânia, prosseguem vergonhosamente paralisadas.

Graças à estabilidade proporcionada pelo Real, o País sobreviveu à crise que fustigou o mercado internacional, embora sacrificando o seu crescimento econômico. O PIB caiu, as ações oscilaram na bolsa, mas a confiança dos brasileiros no futuro manteve-se sempre em alta.