6 de jan. de 2010

0800

Aníbal é recordista de telefonemas na Câmara; tucanos estão entre os mais lembrados


O líder do PSDB na Câmara, deputado José Aníbal (SP), é o parlamentar da oposição que mais recebeu mensagens telefônicas pelo serviço 0800 da Câmara Federal, o Disque-Câmara, em 2009. De uma lista com 566 deputados (na lista há deputados titulares, licenciados e suplentes), Aníbal (foto) foi o segundo colocado, ficou atrás apenas do líder do PT, Cândido Vaccarezza (SP).

Os dados foram levantados pela assessoria de imprensa da Casa. De acordo com o levantamento, o líder tucano recebeu 22.187 mil telefonemas (0,72%) de um total de 3 milhões de mensagens. Entre eles, estão perguntas sobre projetos legislativos, elogios, sugestões e reivindicações. Os números foram contabilizados no período de 01/01 a 21/12/2009.

Outros deputados tucanos também se destacaram. Entre os 40 parlamentares que mais receberam ligações na Câmara, a maioria é de tucanos (15).

São eles: Carlos Sampaio (SP) com 14.081 mil telefonemas (0,45%), ficou em 24º lugar. Em seguida, veio o deputado Arnaldo Madeira (SP), com 14.039 mil (0,45%); Renato Amary (SP) foi o 26º, com 14.016 mil (0,45%); Antonio Carlos Mendes Thame (SP), o 27º, com 14.005 mil (0,45%); Antonio Carlos Pannunzio (SP) com 13.994 mil (0,45%) destaca-se em 28º mais citado; Emanuel Fernandes (SP) com 13.974 mil (0,45%) é o 29º.

A lista continua com Vanderlei Macris (SP) com 13.919 mil (0,45%); Julio Semeghini (SP) com 13.902 mil (0,45%); Ricardo Tripoli (SP) com 13.899 mil (0,45%); Lobbe Neto (SP) com 13.880 (0,45%); Duarte Nogueira (SP) com 13.873 mil (0,45%); Silvio Torres (SP) com 13.865 mil (0,45%); Edson Aparecido (SP) com 13.861 mil (0,45%) e Fernando Chucre (SP) 13.806 mil (0,45%). (Reportagem: Alessandra Galvão e Gustavo Bernardes do Blog do PSDB/ Foto: Du Lacerda).

Trem-Bala

Tucano quer convencer ANTT a incluir São José dos Campos na rota  

O deputado Emanuel Fernandes (SP) e o prefeito de São José dos Campos, Eduardo Cury (PSDB), reúnem-se nesta quinta-feira (7) com o secretário-executivo da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Hélio Mauro França, para discutir a exclusão da cidade na relação de paradas previstas no edital de licitação do Trem de Alta Velocidade (TAV), também conhecido como trem-bala.



O edital contraria estudos preliminares divulgados pelo próprio governo federal, que indicavam São José dos Campos como o principal ponto de parada do novo trem no Vale do Paraíba. "As planilhas do governo mostravam que São José - maior cidade do Vale do Paraíba, com cerca de 600 mil habitantes - seria a origem ou o destino de 85% dos passageiros", argumentou Fernandes, ex-prefeito da cidade.

Em agosto, uma comitiva formada por representantes da Casa Civil e da ANTT chegou a visitar a cidade para vistoriar possíveis áreas para a construção do terminal de passageiros. O prefeito da cidade, Eduardo Cury, também manifestou surpresa com o anúncio do Planalto. "Os estudos do governo mostram que, depois da conexão Rio-São Paulo, São José é a cidade com maior demanda de passageiros em todo o traçado do TAV", afirmou.

Na proposta para a consulta pública, o trem deverá ter, necessariamente, estações no centro do Rio de Janeiro, no Aeroporto Santos Dumont, na cidade de Aparecida (SP), no centro de São Paulo, no Aeroporto de Guarulhos, no centro de Campinas (SP) e no Aeroporto de Viracopos, também em Campinas.

Segundo a ANTT, a escolha de Aparecida como estação obrigatória se deu em função do fluxo intenso de passageiros. Todos os anos, mais de 7 milhões de pessoas visitam o Santuário Nacional de Nossa Senhora.

A expectativa é que a nova ferrovia comece a ser construída ainda este ano. Com custo estimado de R$ 35 bilhões, as obras serão concluídas no prazo máximo de cinco anos. (Da redação, com assessoria do deputado)

Queda nas exportações

Kaefer quer explicações do governo sobre resultados da balança comercial


O deputado Alfredo Kaefer (PR) afirmou nesta quarta-feira (6) que vai cobrar do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, e do Ministro da Fazenda, Guido Mantega, explicações sobre os fracos resultados da balança comercial em 2009, divulgados esta semana.

Já na primeira semana de trabalhos legislativos, o tucano deverá apresentar requerimento à Comissão de Finanças e Tributação convidando os dois membros do governo a esclarecer os motivos que levaram o país a ter o menor superávit desde 2002.

Para o tucano, a política cambial adotada pelo governo é a maior culpada pela queda nas exportações e, consequente, redução do saldo comercial brasileiro. “Precisamos fazer algo, já que o governo está arrebentando o mercado exportador, em especial o de manufaturados”, alertou.


Em dezembro, o deputado chegou fazer o mesmo requerimento mas, como Meirelles e Mantega não confirmaram presença, Kaefer preferiu cancelar a reunião.

Negligência

Programas na área energética estão parados, aponta tucano


O deputado Gervásio Silva (SC) disse nesta terça-feira (5) que o governo Lula erra ao não priorizar investimentos nas fontes de energia renováveis, para diminuir a dependência do país em relação aos combustíveis fósseis (mais poluentes). Segundo o tucano, o discurso da ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, é incompatível com as políticas reais do governo Lula no país.

"A ministra afirma para o mundo que o Brasil está comprometido com a redução dos gases de efeito estufa mas, internamente, aposta nas termoelétricas e desestimula as pesquisas que visam tornar menos suja a matriz energética do país", critica o tucano, membro da Comissão de Meio Ambiente da Câmara.


O parlamentar citou dados apurados pelo site Contas Abertas sobre programas do governo federal relacionados à ampliação da oferta de energia renovável e à integração de bacias hidrográficas com o objetivo de aumentar a oferta de água em locais de baixo potencial hídrico. "São programas que não saíram do papel em 2009 ou que tiveram baixíssima execução", lamentou Gervásio Silva, para quem a política ambiental do governo "é mais retórica do que prática".