Tentativa do PT de controlar a imprensa é inspirada em Chávez
Os deputados Antonio Carlos Pannunzio (SP) e Silvio Torres (SP) condenaram nesta sexta-feira (20) mais uma tentativa do PT de controlar a imprensa. Para os tucanos, a estratégia petista é semelhante à política autoritária adotada contra os meios de comunicação pelo presidente da Venezuela, Hugo Chávez. Em outros países da América Latina - como a Argentina - também estão em andamento tentativas de ataque à mídia.
"Vergonhosa" - No documento aprovado pelo diretório do partido a ser levado para a Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), fica expressa a defesa do controle público dos meios de comunicação e a criação de mecanismos de sanção à imprensa. No texto, o PT também pede mudanças no atual modelo de outorga de concessões no setor de comunicação, considerado pela legenda “anacrônico, autoritário e que privilegia grupos comerciais em detrimento dos interesses da população".
Pannunzio classificou a tentativa petista de “vergonhosa”. “É algo claramente inspirado no modelo chavista. A prática é típica de governos autoritários, que só vão se considerar realizados quando a mídia publicar apenas o que eles querem. Esse é o objetivo do PT, mas precisamos resistir a isso”, criticou.