3 de mai. de 2010

Mais acesso à internet

Regulamentação das lan houses é essencial para inclusão digital

Especialista no setor de telecomunicações, o deputado Julio Semeghini (SP) defendeu a legalização das lan houses e a inclusão desses estabelecimentos no âmbito educacional. Segundo o tucano, após a definição das regras de funcionamento será mais fácil para esses estabelecimentos se profissionalizarem e oferecerem um serviço de melhor qualidade a seus usuários.

O tucano é integrante da comissão especial criada para analisar projetos que tratam do funcionamento desses estabelecimentos. O colegiado foi formado por iniciativa do deputado Otavio Leite (RJ), que hoje é relator da comissão.

Semeghini ressaltou o papel desempenhado pelo grupo, ao lembrar que as discussões realizadas acarretarão mudanças na legislação para permitir que as lan houses passem a ser vistas como centros de inclusão digital. Dessa forma, ele acredita que as casas poderão se especializar e reduzir suas limitações.

Segundo o deputado, é necessário ainda que os estudantes frequentem mais esses estabelecimentos para realizar suas pesquisas e trabalhos escolares. “Há algumas adequações que precisam ser feitas, mas a ideia é que aumente o número de benefícios para que as pessoas possam criar o hábito de ir sempre às lan houses”, afirmou.

A comissão especial das lan houses se reúne nesta terça-feira (4), às 14h, para discutir o tema "infraestrutura e desenvolvimento" com representantes do governo e de organizações não-governamentais. (Reportagem: Djan Moreno/Foto: Eduardo Lacerda)

O número

45%
dos brasileiros que acessaram a internet em 2009 recorreram a lan houses, segundo pesquisa do Comitê Gestor da Internet no Brasil e do Núcleo de Informação e Comunicação do Ponto BR.

A frase
“As lan houses hoje são fundamentais. É o maior ponto de inclusão digital existente na sociedade brasileira. Elas se enobreceram e têm um papel muito mais de acesso, de inclusão digital do que de uma casa de jogo, como era há dez anos."
Dep. Julio Semeghini (SP)

Nenhum comentário: