18 de jun. de 2010

Absurdo!

Deputados criticam Hugo Chávez por ameaçar estatizar TV de oposição a seu governo

Os deputados Antonio Carlos Pannunzio (SP) e Luiz Carlos Hauly (PR) criticaram nesta sexta-feira (18) a ameaça do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, de tentar estatizar parte da última rede de televisão que faz oposição a seu governo, a Globovisión, se seus proprietários não retornarem ao país para responder às acusações de que são alvo. De acordo com reportagem do jornal "O Estado de São Paulo", uma ordem de prisão foi emitida na semana passada contra o principal dono da emissora, Guillermo Zuloaga, que fugiu do país. O empresário disse por telefone à sua emissora que não pretende se entregar à Justiça.


“O governo da Venezuela, que tem apoio do presidente Lula e da ex-ministra Dilma Rousseff, é autoritário, ditatorial, antidemocrático e não corresponde aos anseios de liberdade de imprensa que o povo brasileiro defende”, avaliou Hauly, ao classificar como preocupante a atitude do presidente Chávez.



Para ele, está havendo uma sintonia entre esses governantes ditos populistas, mas que, na verdade, são de natureza autoritária. “O autoritarismo vai levar ao fascismo. Daqui a pouco as pessoas não poderão mais se expressar”, alertou.

Segundo Hauly, o PT também tem dado sinais de restrição a imprensa. De acordo com o tucano, esse fato, aliado a aproximação de Lula com Chávez, causa temor. “O nosso temor é muito grande. Graças a Deus a redemocratização no Brasil ocorreu há 25 anos. Não gostamos de ditadores e nem de pessoas autoritárias”, concluiu.

Na avaliação de Pannunzio, o fato de o governo venezuelano se dizer popular e democrático é um chavão de totalitários que todos já conhecem. “Infelizmente o totalitarismo na Venezuela é irreversível e a cada ano vem se acentuando. As liberdades essenciais estão sendo suprimidas, a independência dos poderes é uma balela, o tribunal não existe mais como poder independente, o Congresso se tornou unipartidário e a imprensa já está totalmente censurada”, ressaltou, ao referir-se ao presidente da Venezuela como guia genial dos povos.

A frase

“Não é nenhum fato novo que o presidente Lula e boa parte da cúpula do PT são simpatizantes de regimes totalitários e ditadores. Isso já ficou claro na condução da nossa política externa e nas ações e declarações do presidente. É deplorável que o governo não se distancie dessa gente. Pelo contrário, a cada dia que passa eles estão mais próximos”.

Deputado
Antonio Carlos Pannunzio (SP)

O segundo maior acionista da Globovisión, Nelson Mezerhane, está nos EUA e também disse que não voltará à Venezuela. Mezerhane é presidente do Banco Federal, que sofreu intervenção do governo na segunda-feira por supostos problemas de liquidez. Na noite da quarta-feira, em discurso na TV, Chávez disse que se Mezerhane não retornar, seu governo pode assumir o controle de suas empresas, incluindo a Globovisión, para restituir os depósitos dos clientes do banco.

(Reportagem: Letícia Bogéa/ Fotos: Eduardo Lacerda)

Ouça o boletim de rádio aqui

Nenhum comentário: