24 de jun. de 2010

Unir forças

Marisa defende prevenção como melhor forma de combater o tráfico de drogas

A senadora Marisa Serrano (MS), defendeu em plenário uma política efetiva de combate ao tráfico de drogas no país e alertou para a dimensão do problema, que vem ganhando cada vez mais espaço nos debates na sociedade. Segundo destacou, o Brasil é o segundo país das Américas em número de usuários de drogas.

A tucana lamentou o crescimento do consumo, em especial de crack, entre os jovens de 13 a 24 anos. Para ela, o problema adquiriu uma gravidade assustadora e falta uma política preventiva de educação, cultura e esporte. Ela considera a droga uma questão de segurança e de saúde pública.

“Não é reprimindo que o tráfico vai acabar. Precisamos garantir a prevenção”, afirmou. Ela defende a participação efetiva de escolas, família, sociedade civil, governos e ONGs. “Não vemos prefeituras, governos e União preocupados em formar uma rede de atendimento às vítimas das drogas”, reclamou.


A senadora também cobrou o aumento do policiamento na fronteira e a formalização de acordos internacionais com países como Bolívia e Paraguai para uma atuação em parceria no combate à produção e contrabando das drogas. Ela questionou se o governo brasileiro exigiu alguma contrapartida da Bolívia para combater o tráfico ao aprovar financiamento do BNDES para pavimentar a rodovia que liga Santa Cruz de La Sierra a Corumbá. Este corredor é conhecido como “Transcolalera”.

(Da redação com assessoria/Foto: Ag. Senado)

Nenhum comentário: