15 de set. de 2009

Biocombustíveis

Nos EUA, Thame defenderá produção de etanol com sustentabilidade

Um dos principais nomes no Congresso Nacional em temas ligados ao meio ambiente, o deputado Antonio Carlos Mendes Thame (SP) fará nesta quinta-feira, em Washington, palestra sobre o desafio de produzir etanol de forma sustentável, com atenção para os aspectos ambientais, econômicos e sociais. O tucano falará durante o encontro para discutir o etanol promovido pela Universidade George Washington e pelo Congresso dos Estados Unidos com a participação de parlamentares dos dois países.

Por uma nova civilização - Na oportunidade, Thame, Luiz Carlos Hauly (PR) e Maurício Rands (PT-PE) destacarão que a produção de etanol pode ser feita sem desmatamento, com eliminação da queima da cana-de-açúcar pela mecanização, sem colocar em risco a segurança alimentar e com o cumprimento das leis trabalhistas. Thame ressaltará ainda que mais de 50% do consumo de gasolina no Brasil seria substituído por etanol produzido em apenas 1% das terras agricultáveis do país. Ou seja, 3,4 milhões de hectares.

Outro ponto a ser abordado será a possibilidade de os países tropicais se transformarem em plataformas de exportação de biocombustíveis, gerando não somente emprego e renda, mas também contribuindo para a construção de uma nova civilização, voltada para a energia limpa e renovável. “Com cenários projetados para a adição de apenas 5% de etanol à gasolina, temos, anualmente, uma demanda potencial por etanol, na América do Norte, de 29,7 bilhões. Na União Européia, seriam 7,4 bilhões ; na Ásia, 3,6 bilhões e, em todo o mundo, de 60 bilhões", detalha Mendes Thame.

Leia também:

Tucanos participam de fórum interparlamentar no Canadá

Nenhum comentário: