15 de set. de 2009

Desenvolvimento

Rogério Marinho pede instalação de unidade da Embrapa no RN

O Rio Grande do Norte deve ser beneficiado com a instalação de uma unidade operacional da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria (Embrapa). Esse é o desejo do deputado Rogério Marinho (RN), que fez o pedido ao ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes. De acordo com o tucano, seu estado é o único que não tem uma unidade operacional da Embrapa, apesar de seu grande potencial agropecuário.

Potencial - Ao todo a empresa possui 42 unidades no país, sendo 41 centros de pesquisa e uma unidade para transferência de tecnologias, que somadas aos escritorios de extensão da pesquisa, os campos experimentais, os escritórios de negócios e as unidades de produção de sementes, totalizam mais de 100 estruturas em todo o país.


O Rio Grande do Norte tem mostrado capacidade e estrutura agropecuária com considerável área que pode ser explorada, além de ser um dos primeiros estados a praticar agricultura irrigada de exportação. Um dos setores com maior potencial é a fruticultura, um dos itens de maior demanda de consumo por outros países. Ainda segundo Marinho, a costa potiguar proporciona ao estado se qualificar como o maior produtor e exportador brasileiro de pescados, por meio da captura de peixes e lagostas e do cultivo de camarão em cativeiro.

"Acreditamos que o Rio Grande do Norte, devido ao seu potencial de crescimento e diversificação no setor primário da economia, pode alcançar maior desenvolvimento e produtividade com a instalação de de uma unidade operacional que propicie estreitamento entre pesquisa e produção", concluiu. (Da redação com assessoria/ Foto: Eduardo Lacerda)

Nenhum comentário: