27 de nov. de 2009

Abuso

Aníbal cobra punição a responsáveis por carona a Lulinha e mais 15

O líder do PSDB na Câmara, deputado José Aníbal (SP), cobrou nesta sexta-feira (27) a punição aos responsáveis pela carona que Fábio Luis Lula da Silva, o “Lulinha”, e mais 15 acompanhantes pegaram em avião da FAB para viajar de São Paulo a Brasília em 9 de outubro.

Ressarcimento aos cofres públicos - Para o tucano, o episódio denunciado pela "Folha de S. Paulo" na última terça-feira (24) caracteriza uso indevido de dinheiro público e as pessoas envolvidas devem, no mínimo, restituir o valor gasto aos cofres públicos. A Presidência da República reconhece que não há na legislação respaldo legal ao voo "entre amigos", mas alegou que essa é uma prática costumeira.

“É preciso punir quem cometeu esse ato que caracteriza expropriação indevida de dinheiro público. Isso aqui não é a casa da mãe Joana, mas um país que tem regras e o governo também deve pagar pelas coisas erradas que faz. O senhor Lula e seu filho vão ter que devolver o valor de todas essas passagens”, disse Aníbal.

O tucano afirmou que a sociedade precisa se atentar para os erros cometidos pelos gestores públicos e não aceitá-los. “Carona para amigos utilizando o dinheiro do povo é uma vergonha e o povo brasileiro não pode aceitar isso", completou o líder do PSDB.

Na Câmara, a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle encaminhará ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, pedido de informações sobre o itinerário do voo utilizado por Lulinha e a lista de passageiros. O requerimento aprovado na última quarta-feira foi apresentado pelo 1º vice-líder do PSDB, deputado Duarte Nogueira (SP).

Em entrevista ao portal UOL, Nogueira disse nesta sexta-feira que a explicação dada pela Presidência da República não isenta o governo de divulgar a lista de passageiros. "Espero que essa relação nos seja passada. Todos os brasileiros têm o direito de saber quem foi transportado", alertou. O Planalto terá 30 dias para encaminhar a lista após o envio do requerimento pela Mesa da Câmara. Duarte Nogueira destaca ainda que os bens públicos "devem desempenhar tarefas em favor do Estado". "Além disso, é preciso que haja total transparência sobre sua utilização, porque é dinheiro público", completou. (Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Ag. Câmara)

Leia também:

Jobim terá que explicar carona da FAB a filho de Lula e mais 15

Nenhum comentário: