25 de nov. de 2009

Cadê a lista de passageiros?

Jobim terá que explicar carona da FAB a filho de Lula e mais 15

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara encaminhará ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, pedido de informações sobre o itinerário do Boeing 717 da Força Aérea Brasileira (FAB) em 9 de outubro. O trajeto da aeronave de prefixo 2116 teria sido modificado naquela data para buscar, em São Paulo, o presidente do Banco Central, Henrique Meireles, e Fábio Luis Lula da Silva, o “Lulinha”, com mais 15 acompanhantes. Apresentado pelo deputado Duarte Nogueira (SP), o pedido de informações foi aprovado nesta quarta-feira (25).

Uso irregular? - Segundo reportagem publicada na última terça-feira pela “Folha de S. Paulo”, a ordem para o retorno do avião à capital paulista teria ocorrido 10 minutos antes do pouso no Aeroporto Internacional de Brasília.

Ainda de acordo com o jornal, ao retornar a aeronave foi obrigada a voar por uma hora para gastar combustível e ingressar nas condições de pouso no aeroporto de Congonhas. Isso ocorreu porque o boeing tinha sido reabastecido em Guarulhos, mas "Lulinha" e os acompanhantes queriam embarcar no aeroporto da capital paulista.


"Queremos saber do ministro a lista dos passageiros que estavam na aeronave no dia da mudança da rota e ainda o plano de voo do avião da FAB", disse Nogueira, 1º vice-líder do PSDB na Câmara. De acordo com o tucano, o pedido visa a esclarecer se houve uso indevido do avião da FAB. "Não é nosso objetivo politizar a discussão. Queremos apenas o cumprimento do papel da comissão: fiscalizar a utilização dos recursos públicos e zelar pela transparência na gestão financeira", afirmou.

Em reportagem publicada hoje, a Folha calculou que Lulinha e e seus 15 acompanhantes teriam de desembolsar no mínimo R$ 15.098, ao todo, para fazer o mesmo trajeto caso tivessem viajado de primeira classe pela TAM, pelos preços de ontem. Na Gol, pagariam R$ 7.658 na classe econômica. Ainda segundo o jornal paulista, a Transparência Brasil, entidade dedicada ao combate à corrupção no país, classificou a viagem de Lulinha e amigos no voo da FAB de "absurda". (Da assessoria do deputado e "Folha de S. Paulo"/Foto: Du Lacerda)

Nenhum comentário: