16 de dez. de 2009

Unidade partidária

Bancada do PSDB aclama João Almeida como líder para 2010


Em clima de consenso, a bancada do PSDB aclamou nesta quarta-feira (16) o deputado João Almeida (BA) como líder do partido na Câmara para o ano legislativo de 2010. “Estou orgulhoso de ser um instrumento para a unidade da bancada. Isso é fundamental para nos fortalecermos para o grande desafio de disputar as eleições presidenciais do próximo ano”, destacou. Segundo o tucano, independentemente do nome escolhido para concorrer à sucessão de Lula, a legenda atuará de forma coesa.

Gesto elogiado - Atual 1º vice-líder, o deputado Duarte Nogueira (SP) retirou a sua candidatura, permitindo a aclamação do nome de Almeida. Esse gesto foi elogiado pelo futuro líder. “Ao abrir mão da sua postulação legítima, Duarte contribuiu para o momento de unidade absoluta da bancada, que celebramos com olhos firmes no horizonte”, apontou. Já o tucano por São Paulo afirmou que retirou seu nome para ajudar na convergência do partido. "Afinal, o que todos queremos é o melhor para a legenda”, resumiu Duarte.

O atual líder, deputado José Aníbal (SP), também destacou a importância do consenso entre os deputados. “A escolha de João Almeida é muito importante para o entendimento e o fortalecimento da bancada”, afirmou.

À frente da Liderança na Câmara nos últimos dois anos, Aníbal destacou ainda a importância do trabalho dos 1º vice-líderes Bruno Araújo (2008) e Duarte Nogueira (2009) e elogiou o desempenho dos tucanos na presidência das comissões sob responsabilidade do PSDB. Neste ano, Eduardo Gomes (TO) comanda a de Ciência e Tecnologia; Silvio Torres (SP), a de Fiscalização Financeira e Controle; e Roberto Rocha (MA) está à frente da Comissão de Meio Ambiente.


Para o próximo ano, Almeida considera que a batalha eleitoral será o maior desafio da sua liderança. “Vamos organizar a bancada para sermos protagonistas no processo de consolidação da unidade do partido e na construção de uma candidatura forte para o ano eleitoral”, ressaltou o deputado.

De acordo com o tucano, fiscalizar o governo federal continuará sendo uma das principais tarefas do PSDB. “Faremos isso da maneira mais eficiente possível. Em ano eleitoral, as transgressões do Planalto podem ser ainda maiores e mais graves. O governo do PT nos surpreende por práticas como a banalização da corrupção e o aparelhamento do Estado”, alertou.

Ainda segundo Almeida, a oposição será exercida com o vigor necessário, por meio da discussão das questões nacionais, da apresentação de alternativas e do questionamento aos equívocos da gestão do PT.
Deputado federal desde 1991, Almeida exerce seu quinto mandato na Câmara. Natural de Brejões (BA), ele e geólogo e filiado ao PSDB desde 1997. O tucano já ocupou os postos de vice-líder do partido e do Bloco PSDB-PTB. (Reportagem: Alessandra Galvão/Fotos: Ag. Câmara e Du Lacerda)

Nenhum comentário: