5 de jan. de 2010

Apropriação indevida

Estudo sobre domicílios derruba mito de governo Lula



Levantamento realizado pelo economista Claudio Salm da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) analisou números da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) ente 1996 e 2002 e, segundo o deputado Gustavo Fruet (PR), derruba o mito que vem sendo criado no governo petista de que "o Brasil era um antes de Lula e outro após o presidente ter sido eleito".


"O estudo mostra que houve continuidade e não surgimento de um governo melhor que o antecessor. O governo Lula apropriou-se da bem sucedida política econômica e social do governo FHC, deu-lhe nova roupagem e saiu por aí afora atribuindo este sucesso para si", afirmou Fruet.

O levantamento concluiu que o poder de compra dos brasileiros de baixa renda vem seguindo uma progressão contínua sem que tenha havido "inflexões" significativas a partir da ascensão do presidente Lula ao governo. Ou seja, a renda dos mais pobres vem crescendo desde a década passada e só foi possível porque o governo anterior (tucano) criou as condições necessárias para isso.


"A gestão tucana preparou o país para crescer e, inclusive, sob elevado custo político. Foi graças à reorganização da economia e aos investimentos feitos na ocasião que o governo atual pôde dar continuidade às políticas de transferência de renda apresentadas agora como se fossem de autoria do PT. O PSDB tem como desafio neste ano eleitoral revelar quem botou a casa em ordem para que as pessoas de baixa renda pudessem ter seu padrão de vida ampliado", afirmou Fruet. (Fonte: Agência Tucana/ Foto: Du Lacerda)



Exemplos - De acordo com a pesquisa do economista, em 1996, 49% dos domicílios tinham água encanada. Em 2002, ao fim do segundo governo tucano, eram 60% as casas com água nas torneiras. Uma diferença de 11 pontos percentuais. Em 2008, no governo Lula, o percentual de domicílios com água encanada era de apenas 8 pontos percentuais a mais: 68% dos domicílios.

Os investimentos feitos nos governos do PSDB podem ser observados em outros setores, como lembra o deputado Eduardo Gomes (TO). "O governo tucano deixou, por exemplo, uma capacidade instalada de energia elétrica superior a que será deixada pelo governo Lula. Este ano, ela será 43% maior ao final de 2002. Mas foi 48% maior quando Fernando Henrique deixou o governo comparando-se com o que havia no país quando ele assumiu em 1995", lembrou. Para o parlamentar, o governo do PT "faz propaganda desonesta" ao atribuir à gestão Lula os avanços sociais no Brasil.

Um comentário:

Anônimo disse...

Essa é o tipo de reportagem que tem que ter maior divulgação, o Alkimin perdeu a eleição porque teve vergonha de associar seu nome ao de Fernando Henrique e não o defendeu em nenhum momento. para esse ano devemos enaltecer o feito do PRESIDENTE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO e dizer que se não fosse ele o lulla teria afundado mais o país.