6 de jan. de 2010

Trem-Bala

Tucano quer convencer ANTT a incluir São José dos Campos na rota  

O deputado Emanuel Fernandes (SP) e o prefeito de São José dos Campos, Eduardo Cury (PSDB), reúnem-se nesta quinta-feira (7) com o secretário-executivo da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Hélio Mauro França, para discutir a exclusão da cidade na relação de paradas previstas no edital de licitação do Trem de Alta Velocidade (TAV), também conhecido como trem-bala.



O edital contraria estudos preliminares divulgados pelo próprio governo federal, que indicavam São José dos Campos como o principal ponto de parada do novo trem no Vale do Paraíba. "As planilhas do governo mostravam que São José - maior cidade do Vale do Paraíba, com cerca de 600 mil habitantes - seria a origem ou o destino de 85% dos passageiros", argumentou Fernandes, ex-prefeito da cidade.

Em agosto, uma comitiva formada por representantes da Casa Civil e da ANTT chegou a visitar a cidade para vistoriar possíveis áreas para a construção do terminal de passageiros. O prefeito da cidade, Eduardo Cury, também manifestou surpresa com o anúncio do Planalto. "Os estudos do governo mostram que, depois da conexão Rio-São Paulo, São José é a cidade com maior demanda de passageiros em todo o traçado do TAV", afirmou.

Na proposta para a consulta pública, o trem deverá ter, necessariamente, estações no centro do Rio de Janeiro, no Aeroporto Santos Dumont, na cidade de Aparecida (SP), no centro de São Paulo, no Aeroporto de Guarulhos, no centro de Campinas (SP) e no Aeroporto de Viracopos, também em Campinas.

Segundo a ANTT, a escolha de Aparecida como estação obrigatória se deu em função do fluxo intenso de passageiros. Todos os anos, mais de 7 milhões de pessoas visitam o Santuário Nacional de Nossa Senhora.

A expectativa é que a nova ferrovia comece a ser construída ainda este ano. Com custo estimado de R$ 35 bilhões, as obras serão concluídas no prazo máximo de cinco anos. (Da redação, com assessoria do deputado)

Um comentário:

Unknown disse...

São José dos Campos é uma cidade-pólo com uma importância vital para todo o Vale do Paraíba e também para São Paulo. Temos que ser bons políticos e bons estrategistas. Incluir a cidade na rota do trem bala é mais do que necessário. É estratégico!