12 de mar. de 2010

Infraestrutura

Chineses expressam preocupação com atraso no projeto do trem de alta velocidade brasileiro

O deputado Vanderlei Macris (SP) esteve nesta semana com a comitiva chinesa interessada no Trem de Alta Velocidade (TAV) brasileiro, em reunião ocorrida na Comissão de Viação e Transportes da Câmara. No encontro, os orientais reforçaram o empenho ao projeto do TAV, mas demonstraram preocupação com a demora da licitação, que mais uma vez foi adiada, dessa vez para o final de março.

Momento crítico - O presidente da Asian Trade Link (ATL), empresa que está atuando junto com o governo chinês no projeto, Marco Polo Leite, disse que o Tribunal de Contas da União está com todos os documentos da instalação do trem, e que, ainda este mês, deve autorizar a licitação.

Para o diretor do grupo de trabalho sino-brasileiro para exploração do trem rápido do Ministério das Ferrovias da China, Wang Xiaozhou, o projeto está em “momento crítico”, já que a ministra da Casa Civil e candidata à presidência da República, Dilma Rousseff, anunciou que o TAV estaria pronto antes da realização das Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016. “O governo chinês está muito ansioso em ganhar a licitação e fazer uma obra perfeita”, enfatizou Xiaozhou.

Dos sete países que demonstraram interesse no projeto do trem de alta velocidade (Japão, China, Alemanha, Itália, Espanha, Coreia e França), o deputado Vanderlei Macris destaca que Coreia, China e França são os que mais têm se empenhado para a construção do TAV. “Os franceses convidaram a CVT e outros parlamentares para conhecer o projeto deles lá na Europa, mas a Coreia e a China estão investindo pesado neste último momento pré-licitação”, destacou. “Eles [coreanos e chineses] são arrojados e acredito que a disputa pode se acirrar ainda mais”, completou.

Também participaram da reunião o senador Valdir Raupp (PMDB-RO), o deputado Jaime Martins (PR-MG), o vice-diretor do grupo sino-brasileiro do TAV, Wang Jianguo, e o representante do Ministério das Ferrovias da China, Lei Wei Bing. (Da redação com assessoria do deputado/Foto: divulgação)

Nenhum comentário: