6 de mai. de 2010

Longa espera

Manoel Salviano cobra a construção do Gasoduto Meio Norte

O deputado Manoel Salviano (CE) voltou a cobrar da Petrobras a realização das obras de construção do Gasoduto Meio Norte que levará gás natural para cidades do Ceará, Piauí e Maranhão. A construção do gasoduto já foi autorizada pelo governo federal desde o final de 2006. A obra, porém, continua no campo das boas intenções.

“Com a falta de gás, as indústrias estão desmatando a Chapada do Araripe para explorar a madeira que é transformada em carvão. O resultado é a desertificação da chapada, o que acabará gerando um dano irreversível na reserva de água da região”, explicou o deputado.
Além de tirar a obra do papel, Salviano cobra ainda a construção de um ramal para que o gás possa chegar também à região do Cariri, no sul do Ceará. O deputado destacou que o uso do gás natural traz menos prejuízos ao meio ambiente. “Ele é menos poluente e irá reduzir os danos à natureza. Além do que, esse gasoduto garantirá o abastecimento energético de uma região importante do Nordeste e fará com que o preço dos combustíveis caiam”, acrescentou.

O Gasoduto Meio Norte sairá do porto de Pecém (CE), passará por diversos municípios nordestinos, entre eles a capital Teresina (PI), tendo como destino final São Luís (MA). Ele terá a capacidade de transportar cerca de 5 milhões de metros cúbicos diários de gás natural, atendendo as necessidades de consumo das populações locais.

O custo
A previsão é que sejam investidos cerca de R$ 2 bilhões no gasoduto que percorrerá 37 municípios dos estados do Ceará, Maranhão e do Piauí, partindo de Pecém (CE). O Meio Norte já possui autorização da Agência Nacional do Petróleo (ANP), licença prévia e de instalação desde 2006. Ele deverá ter 20” de diâmetro.

Benefícios do gás natural
* Promove o estímulo à instalação de novas indústrias;
* É um combustível menos poluente;
* Aumenta a demanda por bens e serviços;
* Gera maior produtividade e menores custos para os usuários.

(Reportagem: Renata Guimarães / Foto: Eduardo Lacerda)

Nenhum comentário: