5 de jul. de 2010

Dois anos de vigência

Aníbal faz balanço positivo da Lei Seca, mas defende regras ainda mais rigorosas

Nos últimos dois anos, o combate à perigosa combinação álcool-direção foi reforçado no Brasil graças à adoção da Lei Seca. Nesta edição do "Conexão Tucana", o deputado José Aníbal (SP) destaca a importância dessa legislação, mas acredita que as regras precisam ser ainda mais rigorosas para poupar vidas, sofrimentos e gastos públicos.

O parlamentar é autor de projeto que fortalece a Lei Seca ao prever que o motorista, ao recusar fazer o teste do bafômetro, assume a presunção de que tem concentração de álcool no sangue acima dos limites tolerados. Isso permitirá a abertura de processo contra esse cidadão que, supostamente, está colocando vidas em risco.

Os resultados proporcionados pelas regras em vigor são inegáveis. O número de internações hospitalares provocadas por acidentes no trânsito caiu quase 30%, enquanto as mortes registradas no ano passado, em comparação com 2008, reduziu 13,5%. Ou seja, 900 pessoas foram poupadas a cada cinco dias.

Além disso, houve uma economia com os gastos hospitalares de R$ 23 milhões, com queda significativa das internações em 24 estados brasileiros e no Distrito Federal. Amazonas e Mato Grosso do Sul foram as unidades da federação que registraram elevação no número de internações provocadas por acidentes de carro.

Diante de todos esses indicadores, Aníbal é taxativo: a Lei Seca é de extrema importância e não pode, em hipótese, sofrer qualquer alteração visando afrouxar as regras. "A lei veio para preservar e respeitar a vida, o mais precioso dos bens", reforçou.

O tucano lamenta que a Câmara ainda não tenha votado o seu projeto de lei e critica o governo por não fazer uma campanha educativa para conscientizar ainda mais a população de que direção e bebida não combinam. De acordo com o deputado, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) poderia usar 5% do valor arrecadado com as multas para produzir essas campanhas.
"Não o faz por incompetência, pois há dinheiro", reprovou.


Vida, o bem mais precioso
"A Lei Seca veio para preservar e respeitar a vida, o mais precioso dos bens."
Dep. José Aníbal (SP)


Acidentes no trânsito matam milhares

50% dos acidentes com carros são provocados por quem bebeu.

Mais de um milhão de pessoas morrem nas ruas e estradas do mundo a cada ano.

Dados da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego mostram que o dinheiro gasto com a violência no trânsito, de setembro de 2009 a março de 2010, daria para construir 99 quilômetros de metrô, 412 mil casas populares e ter comprado 60 milhões de cestas básicas.

(Reportagem: Arthur Filho/Foto: Eduardo Lacerda)

Um comentário:

DirceLua: ENTRE O CEU E A MINHA VIDA disse...

COMO LIDER COMUNITÁRIA DO BUTANTA, aumenta a preocupação com o consumo de drogas na Região, falta de incentivo EDUCACIONAL pelo atual Governo e quando nossa ex-prefeita fala de boca cheia: NOSSO PRESIDENTE NÃO TEM FACULDADE, isto causa desanimo dos jovens estudarem. É uma vergonha para o País, NOSSO predisente teve a oportunidade de se formar e continua achando lindo o pessimo exemplo para nossas crianças. Bolsa família precisa ser usada para estudos e não como votos eleitorais. Está difícil convencer minha filha estudar com o exemplo estampado na midia do nosso atual presidente da República. O PSDB é o que mais vem aplicando na EDUCAÇÃO