21 de out. de 2010

Prioridade nacional

Senador defende escola em tempo integral com ensino de qualidade e professores bem remunerados

Uma escola infantil e fundamental de tempo integral, gerenciada por professores vocacionados, competentes e remunerados com dignidade e organizada a partir de um zoneamento limitado às proximidades das moradias dos alunos. Essa foi a receita apresentada pelo senador João Faustino (RN) ao analisar, em discurso, a situação de milhares de crianças brasileiras que vivem sem creche, sem escola de qualidade e até sem família.

"A escola que vai resolver os problemas de nossas crianças não é aquela que funciona três ou quatro horas por dia, que terminado esse tempo mínimo ficam os seus alunos entregues à própria sorte, sem ambiente de estudo em casa, sem orientação adequada", alertou o tucano.

Na avaliação do senador, o Brasil deve investir em uma escola de tempo integral com um currículo voltado para o ensino de linguagem e do raciocínio lógico-matemático. Ele informou que todos os participantes do Fórum da Comissão de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas, realizado recentemente, foram unânimes em considerar a escola como o local adequado para a formação integral da criança.

Os especialistas em educação que participaram do encontro concluíram que neste ambiente as crianças podem, além de receber os conteúdos educacionais, praticar esporte e participar de manifestações culturais. Para isso, completou Faustino, é necessário que haja um local seguro para que pais e mães possam deixar seus filhos lá e ir trabalhar com tranquilidade, com a certeza de que as crianças não estarão nas ruas, mas sob a tutela de professores dignos.

Escola ruim impacta diretamente o desenvolvimento nacional
"Ou construímos rapidamente uma escola pública de qualidade ou ficaremos à margem do desenvolvimento pleno, e seremos sempre uma nação constituída majoritariamente de cidadãos que vivem à margem do saber, da cultura e de uma vida digna."
Senador João Faustino (RN)

(Da redação com Ag. Senado/ Foto: Geraldo Magela)

Nenhum comentário: