8 de out. de 2009

Capacidade duvidosa

É um erro dar à Petrobras monopólio na exploração do pré-sal, alerta Vellozo Lucas

O deputado Luiz Paulo Vellozo Lucas (ES) voltou a criticar a intenção do governo Lula de manter a Petrobras como única operadora na exploração do pré-sal. Projeto com essa finalidade está sendo analisado em comissão especial da Câmara, que nesta semana promoveu audiência pública com o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão. Ao defender a proposta, Lobão afirmou que não há motivos que impeçam a estatal de ter essa exclusividade.

Ruim e inconsistente - “O projeto do Executivo é muito ruim e inconsistente. A capacidade da Petrobras de investir e de ter que atuar em todos os campos é, de certa forma, limitada. Pelo projeto, a empresa precisará estar presente em todos os lugares. Como seria isso? Não haveria espaço nem para outras companhias e nem para as novas tecnologias que elas poderiam trazer para cá”, criticou o parlamentar do PSDB.
O tucano destacou a importância da Petrobras para exploração da camada e defendeu que o controle geral da exploração seja feito pelo Estado, mas reforçou a tese de que o marco regulatório precisa ser melhor elaborado. Além disso, cobrou a revisão de pontos como o que estabelece o monopólio da exploração pela Petrobras. “Se o governo tiver bom senso, encontraremos uma solução negociada. Mas se o Planalto quiser apenas fazer propaganda sem fundamento, não chegaremos a um consenso”, alertou. (Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Eduardo Lacerda)

Nenhum comentário: