8 de out. de 2009

Retenção equivocada

PSDB cobra explicações de Mantega sobre restituição do IR

Parlamentares do PSDB acusaram nesta quinta-feira o governo Lula de utilizar artifícios ilegais ao adiar, na surdina, o pagamento das restituições do Imposto de Renda das pessoas físicas. O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), pediu, na Comissão de Assuntos Econômicos, a vinda do ministro da Fazenda, Guido Mantega, e do Secretário da Receita Federal, Otacílio Cartaxo, para explicar o atraso proposital das restituições.

Apropriação indébita - "Essa medida vai no bolso da classe média, atrapalha o consumo, o crescimento econômico e o ritmo de investimentos. É uma ilegitimidade brutal", reprovou o senador. Para o líder do PSDB na Câmara, deputado José Aníbal (SP), o governo Lula quebrou um pacto estabelecido com o contribuinte. "Estamos diante de um caso de apropriação indébita", protestou. O tucano alertou que novas medidas do governo punindo a classe média poderão vir à tona enquanto durar o mandato do presidente Lula. "Deve existir um departamento secreto no governo incumbido de elaborar estratégias para lesar o dinheiro dos brasileiros", suspeitou.

O Planalto desferiu um duro golpe contra os trabalhadores brasileiros sob a alegação de que era preciso compensar a queda na arrecadação e o aumento das despesas correntes. Segundo a "Folha de S. Paulo", a decisão de bagunçar a vida dos brasileiros que organizaram suas finanças esperando até o fim do ano o recebimento do dinheiro das restituições foi dada à Receita Federal pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega.

De acordo com a Folha, dos cerca de R$ 15 bilhões que seriam inicialmente devolvidos até dezembro, aproximadamente R$ 3 bilhões só deverão ser liberados no 1º trimestre de 2010. "Muitos brasileiros contraíram empréstimos bancários na expectativa de receber do governo ainda este ano. Sem esse dinheiro, como vão pagar as dívidas?", indagou Aníbal ao exigir mais responsabilidade dos governantes do PT. (Da redação com Agência Tucana/ Fotos: Ag. Senado e Ag. Câmara)

Leia também:

Ministro é questionado sobre atraso na restituição do imposto de renda

3 comentários:

li disse...

Tucanos, por favor, cobrem o Lula.
Não dá pra engolir, pagamos imposto de renda todo mes, não podemos dizer que esta incorreto o valor ou não, nos é descontado e pronto. Agora na hora de restituir, o Sr.Lula não tem dinheiro??????????????? O dele já veio né, e nós???????????????

Ivan Alves Nóbrega disse...

Venho por meio deste, concordar com V.Exª.,o Senador Arthur Virgílio sobre o assunto do imposto de renda.
Eu, um cidadão trabalhador e aposentado estou por dois anos consecutivos na malha Governo e com Imposto retido. Enquanto existem alguns outros parceiros do PT na situação José Ingenoíno pelo Brasil dos corruptos.

Maria Olivia Trindade disse...

Solicito a V.Sas. que precionem bastante o Lula, para pagar minha mísera restituição de IR, minha e de muitos Brasileiros.
Trabalhamos, damos duro o ano inteiro, contribuimos honestamente, e na hora de restituir, o cara manda achar pelo em ovo só para não nos pagar!!
Fala sério.