Marisa Serrano defende zona de processamento de exportação no MS
A senadora Marisa Serrano (MS) defende as chamadas Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs) como uma forma de ajudar a impulsionar o desenvolvimento do país. Ela é autora de um projeto que autoriza o governo a criar uma ZPE em Ponta Porã, na divisa entre o Mato Grosso do Sul e o Paraguai. “A ZPE é uma antiga reivindicação do município e tenho certeza de que vai reforçar o desenvolvimento da local”, afirmou. A proposta da tucana foi aprovada ontem na Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara e segue para a Comissão de Constituição e Justiça.
Tramitação - O projeto de Marisa Serrano foi discutido nas comissões de Desenvolvimento Regional e Turismo e de Assuntos Econômicos do Senado. Foi enviado à Câmara no final de fevereiro deste ano. A expectativa da tucana é de que a tramitação da proposta seja encerrada até o final de 2009.
Marisa lembra, no entanto, que após a aprovação da matéria no Congresso, é necessário a prefeitura e o governo do Estado elaborarem o projeto e encaminharem ao Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação, vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Segundo ela, isso é fundamental para viabilizar a autorização pelo Executivo.
O município sul-mato-grossense está separado da cidade de Pedro Juan Caballero apenas por uma fronteira seca, com intenso intercâmbio comercial e o fluxo de trabalhadores e turistas nos dois municípios. “As facilidades tributárias e cambiais proporcionadas por uma ZPE, aliada à abundância de matérias-primas ligadas ao agronegócio, podem estimular a instalação de indústrias na região”, destacou. (Da redação com assessoria da senadora/ Foto: Ag. Senado)
8 de out. de 2009
Mais desenvolvimento
Marcadores:
Marisa Serrano
Reprodução autorizada das matérias desde que citada a fonte (Diário Tucano)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário