30 de nov. de 2009

Homenagem

Dom Hélder foi um dos maiores brasileiros da história, diz Otavio Leite

Durante sessão solene no Plenário da Câmara realizada nesta segunda-feira (30) em homenagem póstuma ao centenário de nascimento de Dom Hélder Câmara, o deputado Otavio Leite (RJ) destacou a trajetória de vida do religioso, classificado pelo tucano como "um dos maiores brasileiros de nossa história".

Homem de diálogo - Da tribuna, o parlamentar do PSDB destacou pontos importantes da biografia de Dom Hélder. Lembrou que, aos 22 anos, ele já era padre e lutava em prol do bem comum, da solidariedade e de uma sociedade mais justa. “Ele era um homem do diálogo que jamais se curvou diante do autoritarismo”, ressaltou Otavio Leite, um dos parlamentares que pediu a realização dessa sessão. O Padre José Ernanne Pinheiro, representante da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), participou da cerimônia.

Nascido em Fortaleza em 7 de fevereiro de 1909, Hélder foi ordenado sacerdote em 1931 e sempre combinou o seu apostolado com a ação política. O religioso morreu em 27 de agosto de 1999, em Recife (PE), após 68 anos dedicados ao sacerdócio. Para o deputado, Hélder foi um personagem ímpar da República e da história e deve servir como fonte de inspiração para todos os brasileiros. Segundo o tucano, um dos ensinamentos deixados por ele é o de que é possível agir com solidariedade.

Ainda de acordo o parlamentar, Hélder deixou um importante exemplo de vida com a sua capacidade "inigualável" de dialogar e conviver com pessoas comuns, grupos políticos e até religiosos que o consideravam adversário. "Também transmitiu sua firmeza para propor mudanças sociais profundas, inclusive na estrutura da Igreja Católica", completou.

Otavio Leite disse ainda que, em 1952, o religioso presidiu a assembleia que criou a CNBB e teve seu nome indicado por quatro vezes ao prêmio Nobel da Paz. Da tribuna, o parlamentar também exibiu suplemento editado pelo jornal "O Dia" intitulado "Gigantes da História", no qual Dom Hélder é personagem de reportagem especial. (Reportagem: Letícia Bogéa/ Foto: Du Lacerda)

Nenhum comentário: