14 de dez. de 2009

Política cambial

Kaefer quer ouvir ministros sobre forte desvalorização do dólar

O deputado Alfredo Kaefer (PR) defende a vinda do ministro da Fazenda, Guido Mantega, e do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, à Câmara para debater a excessiva desvalorização do dólar, o que tem prejudicado as exportações e a balança comercial brasileira. “É claro que a moeda norte-americana caiu frente a várias outras pelo mundo, mas no caso do real a queda foi muito grande. Isso traz um prejuízo drástico para a nossa indústria exportadora, comprometendo centenas de empresas”, alertou nesta segunda-feira (14).

Indústria pode sucumbir - Em novembro, as reservas internacionais brasileiras fecharam com cerca de US$ 238 bilhões em caixa. Um dos motivos para esse acúmulo é a compra de dólares pelo Banco Central para evitar a queda da moeda norte-americana. Segundo Kaefer, as autoridades monetárias precisam tomar providências para que haja um comprometimento do setor exportador.

“O Banco Central precisa segurar essa queda do dólar com urgência, senão viraremos exportadores de commodities. A indústria manufatureira, que conquistou seu espaço a duras penas, vai sucumbir diante desse cenário”, acrescentou o tucano.

Outra medida recente adotada pelo governo Lula para conter a valorização do dólar foi a cobrança do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) sobre capital estrangeiro, instituída no fim de outubro. De acordo com o deputado paranaense, o tímido crescimento do PIB no último trimestre – 1,3% - foi arranhado pela política cambial praticada pelo governo, que tem afetado diretamente a cadeia produtiva.

Kaefer apresentou requerimento na Comissão de Finanças e Tributação (CFT) pedindo a vinda de Mantega e Meirelles, mas a audiência previamente marcada para esta terça-feira (15) acabou cancelada em virtude de problemas de agenda dos convidados. Economistas e representantes do setor produtivo também participariam do debate, que ainda não tem uma nova data marcada. (Reportagem: Rafael Secunho/ Foto: Du Lacerda)

Nenhum comentário: