14 de dez. de 2009

Hora da verdade

Lobão vai à Câmara nesta quarta para dar explicações sobre o apagão

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, estará na Câmara nesta quarta-feira (16), às 14h, para prestar esclarecimentos sobre o apagão que deixou 18 estados brasileiros sem energia elétrica.

Problema sério - "É importante conhecer os reais motivos do blecaute, principalmente porque cientistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o Inpe, contestaram a informação do ministro de que raios produziram o desligamento da linha de transmissão”, afirmou o deputado Vanderlei Macris (SP), autor do requerimento aprovado na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle.

O pedido do tucano foi acatado logo na manhã seguinte ao apagão, iniciado na noite de 10 de novembro. Cerca de 60 milhões de brasileiros foram afetados pelo blecaute. A audiência pública é promovida pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle em conjunto com as de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio e a de Minas e Energia.

"A sociedade enfrentou um problema muito sério, que afetou quase todo o Brasil e que precisa de esclarecimentos”, reiterou o deputado. Além de Lobão, o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp, também irá ao Congresso.

Responsável pelo pedido na Comissão de Desenvolvimento, o deputado Albano Franco (SE) lembra que, por ser o responsável legal dentro da administração pública, Lobão poderá esclarecer a pane que interrompeu o fornecimento de energia, com prejuízos ao comércio, à indústria e à população.
(Da redação com assessoria do deputado Macris/Foto: Du Lacerda)

Nenhum comentário: