15 de dez. de 2009

Transparência

Sociedade já pode visitar portal de fiscalização da Copa de 2014


O presidente da Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara, deputado Silvio Torres (SP), presidiu nesta terça-feira (15) a cerimônia de lançamento do portal que permitirá a fiscalização das despesas relacionadas à Copa de 2014. O site trará informações sobre os gastos públicos com a organização dos jogos e permitirá ao cidadão verificar, entre outras ferramentas, a aplicação dos recursos, o andamento de licitações e a execução de contratos.

"Pressão cidadã" - Para o deputado, ao abastecer a sociedade com essas informações cria-se uma “pressão cidadã” para que os preparativos andem no ritmo necessário. “Dessa forma, não damos espaço para irregularidades constatadas em outros eventos esportivos”, frisou. Hospedado temporariamente nos servidores do Senado, o portal já está no ar e permite que o cidadão interaja por meio de comentários ou denúncias de obras com suspeitas de irregularidades.

A página na internet é uma iniciativa da Rede de Fiscalização e Controle da Copa, formada por órgãos como tribunais de contas da União, dos estados e dos municípios e das comissões de Fiscalização da Câmara e do Senado. “Nosso papel é prevenir erros e fazer um monitoramento com responsabilidade. A maior preocupação da Rede é relacionada aos números oficiais que, em sua maioria, ainda não foram disponibilizados pelo governo. Já existem obras atrasadas e pretendemos evitar que isso continue”, explicou Torres

Para o líder do PSDB na Câmara, deputado José Aníbal (SP), a atitude da Rede de Fiscalização é louvável, pois é desejo de todos os brasileiros promover a maior de todas as copas. Segundo o tucano, que prestigiou o lançamento do site, isso somente será possível com uso responsável dos recursos públicos.

“Não podemos dar margem a nenhum tipo de licenciosidade. Tudo deve ser feito dentro de critérios rigorosos, para que os investimentos no evento sejam convertidos em grandes resultados para o povo brasileiro e para a renda proporcionada pela Copa. Não permitiremos que o evento seja colocado em risco por denúncias de desvio de dinheiro e corrupção”, enfatizou o líder.

Presidente da Subcomissão da Copa 2014 no Senado, Cícero Lucena (PB) acredita que o compromisso com a transparência e com a organização durante os preparativos do evento será possível graças ao empenho da Rede de Fiscalização. Para ele, o portal na internet é um instrumento importante nesse sentido. “Temos dado grandes contribuições com esse trabalho. Acredito que teremos êxito nesse evento e mostraremos ao mundo nossa capacidade de realizar inclusive outros torneios de maior porte”, afirmou.

O ministro dos Esportes, Orlando Silva, também participou do lançamento. Além dele, representantes dos diversos órgãos que formam a Rede de Fiscalização, como o senador Renato Casagrande (PSB-ES), presidente da Comissão de Fiscalização e Controle do Senado; Paulo Wecheres, secretário-geral da Comissão externa do Tribunal de Contas da União; e o deputado Paulo Rattes (PMDB-RJ), relator da Subcomissão da Copa na Câmara. Em breve, o portal de informações mantido pela Rede deve passar a ter um novo endereço. (Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Du Lacerda)

Nenhum comentário: