18 de jan. de 2010

Liberdade de imprensa

Tentativa de controlar a imprensa é autoritária e antidemocrática, afirma Narcio

O deputado Narcio Rodrigues (MG) criticou nesta segunda-feira (18) o que chamou de "sucessivas tentativas do governo federal de controlar os meios de comunicação". Jornalista, o tucano afirma que, de maneira autoritária, o governo fere o Estado democrático ao querer interferir nas atividades midiáticas, referindo-se ao texto base da 2ª Conferência Nacional de Cultura, marcado para ocorrer em março.


“O PT nunca disfarçou o seu viés autoritário. Desde que Lula assumiu o Planalto, as manifestações em torno do controle da mídia sempre foram frequentes e já se tornaram rotina. Temos um governo autoritário que tenta controlar os meio de comunicação para que eles possam se engajar na sustentação de seu projeto político”, condenou Narcio.

Fortes críticas à imprensa - Na avaliação do parlamentar, a ofensiva governista contra a imprensa foi intensificada nos últimos meses. Ele citou como exemplo a Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), ocorrida em dezembro, quando foram propostas auditorias nas empresas de comunicação. Apresentado no começo de janeiro, o III Programa Nacional de Direitos Humanos também foi lembrado como uma tentativa de censura dos meios de comunicação uma vez que propõe a cassação de concessões para as empresas que, a critério do governo, violem direitos humanos.

Narcio Rodrigues defendeu ainda que a oposição e o poder legislativo dêem atenção especial ao assunto para assegurar a liberdade de imprensa. “Temos que nos manter atentos, pois o governo é autoritário por natureza e quer usar a comunicação para se impor. Estão colocando as garras pra fora tentando criar mecanismos que restrinjam o papel da mídia, o que é, na verdade, uma ameaça à democracia. Não permitiremos que nada disso se consolide”, afirmou. (Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Du Lacerda)

Um comentário:

WalPer disse...

Penso que já está mais do que na hora do nosso PSDB buscar apoio popular, clamando ao povo para somar na luta contra os desmandos deste governo ditador do PT. Sempre soube que a democracia do PT era só fachada, na busca de apoio para sua futura ditadura de esquerda.
VAMOS PARA AS RUAS MEUS COLEGAS DE PARTIDO. VAMOS BUSCAR A VERDADEIRA DEMOCRACIA.