Em ritmo lento, obras para a Copa 2014 não resolverão problemas em aeroportos
O deputado Fernando Chucre (SP) criticou nesta quinta-feira (28) a lentidão das obras de preparação dos aeroportos brasileiros para a Copa do Mundo de 2014. Estudo do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea) divulgado ontem aponta vários pontos de estrangulamento na operação dos 16 aeroportos das 12 cidades que sediarão o evento. Não bastassem as atuais dificuldades, as reformas nos terminais controlados pela Infraero caminham a passos de tartaruga.
Governo faz muita propaganda - “A situação é muito preocupante porque o governo federal faz muita propaganda, anunciando que os aeroportos estão em obras. Mas, na verdade, só existem projeto básico e licitações para as obras”, apontou Chucre. “As ações fundamentais para a melhoria dos aeroportos inexistem. O que foi feito até agora é somente 'perfumaria'”, completou.
De acordo com o levantamento do Snea, as obras previstas de ampliação e construção de terminais, pistas e outras reformas com orçamento previsto de R$ 5,5 bilhões serão insuficientes para resolver os gargalos para a demanda esperada na Copa. Alguns aeroportos - como os de Brasília, Fortaleza e Porto Alegre - possuem uma capacidade projetada menor que a demanda prevista.
“Vemos ainda uma total falta de planejamento deste governo, que deveria se antecipar às necessidades exigidas para a Copa. Eles fazem o marketing, mas a realidade é que estão jogando todo o investimento de fato para o próximo presidente”, alertou.
Chucre e os deputados Gustavo Fruet (PR) e Vanderlei Macris (SP) apresentaram, no dia 2 de dezembro, requerimento de informação endereçado ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, questionando os investimentos no setor aeroportuários das cidades-sede do torneio. Os parlamentares cobraram os valores previstos, especificando aqueles oriundos dos orçamentos da União, dos estados, dos municípios que sediarão a Copa, da Infraero e de entidades privadas.
O estudo do sindicato mostra ainda que a ineficiência no atendimento e o desconforto continuará sendo um dos principais problemas nos aeroportos brasileiros. O Galeão, na capital carioca, já opera com toda sua capacidade - 11,4 milhões de passageiros/ano.
A expectativa é que em 2014, com os novos investimentos, sua capacidade seja de 16,4 milhões, enquanto a demanda estimada pelo Snea é de 20,7 milhões. A situação se repete nos demais, como no de Brasília, que tem a pior situação. No ano passado, o número de passageiros chegou a 12,2 milhões, enquanto a capacidade de atendimento é de 10 milhões.
E a tendência é que as dificuldades aumentem, com mais filas e salas de embarque sem estrutura para atender a demanda diária de passageiros. "Vários aeroportos estão com a capacidade esgotada, o quadro é ruim e não há perspectiva de melhora", resumiu o diretor técnico do Snea, Ronaldo Jenkins, ao jornal "O Globo". (Reportagem: Rafael Secunho/Foto: Du Lacerda)
28 de jan. de 2010
Sem planejamento
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Reprodução autorizada das matérias desde que citada a fonte (Diário Tucano)
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Um comentário:
Parabéns ao deputado Chucre pela atitude.
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