25 de mar. de 2010

Apoio irrestrito


Em encontro nacional, PSDB Mulher destaca papel feminino nas eleições

O PSDB Mulher promoveu, nesta quinta-feira (25), um encontro nacional para discutir a participação das mulheres nas eleições de outubro próximo. Presidente nacional do PSDB Mulher, a deputada Thelma de Oliveira (MT), lembrou que o esforço do partido é buscar um espaço maior para o engajamento das mulheres na política nacional. “É de fundamental importância que elas ocupem espaços estratégicos para obter mais sucesso nas políticas públicas voltadas para o público feminino”, destacou.

Fim das diferenças - Elaborar estratégias, mapear candidatas, elaborar uma pauta das principais reivindicações das mulheres e dos compromissos nas eleições deste ano foram algumas das metas traçadas no evento. Thelma explicou que o acompanhamento da execução orçamentária do país também é uma das prioridades. “Alguns temas considerados prioritários tiveram baixíssima execução ou sofreram cortes pelo governo Lula. Isso afetou a vida das mulheres”, observou. O encontro teve a participação de 22 secretariados estaduais.

Durante o evento, foi realizada uma mesa-redonda com o tema "Eleições 2010 – O Brasil que queremos". O debate contou com a participação do líder tucano na Câmara, João Almeida (BA), dos deputados Duarte Nogueira (SP) e Albano Franco (SE) e foi mediado por Thelma. Segundo os parlamentares, os grandes temas dessa eleição serão saúde, educação, segurança e infraestrutura - todos diretamente relacionados às mulheres.

“As mulheres têm maior percepção dessas necessidades e podem contribuir com a ação pública nessas áreas”, declarou Almeida. O líder lembrou que é preciso incentivar a participação da mulher na política. “O encontro é valioso para discutir políticas públicas e a participação feminina nas eleições. Lamentavelmente, o número de mulheres que conquistam cargos eletivos ainda é pequeno. Em contrapartida, as que conseguem se eleger tem grande destaque na política”, acrescentou.

Já Duarte Nogueira defendeu políticas públicas para ampliar o mercado de trabalho e acabar com as diferenças entre homens e mulheres. “É necessário acabar com as diferenças salariais entre homem e mulher, aumentar a participação delas em cargos de chefia, além de acabar com a discriminação em relação à mulher. A experiência mostra que todos são iguais, bastam que tenham as mesmas oportunidades”, destacou Duarte.

No final do encontro, foi elaborado, sob a coordenação de Thelma, um documento com os compromissos do PSDB Mulher nas eleições deste ano.(Reportagem: Alessandra Galvão/ Foto: Eduardo Lacerda)

Um comentário:

Anônimo disse...

uma das várias e várias formas é por exemplo, atuar ativamente e prontamente e fazerem com que elas, mulheres, se conscientizem politicamente, e votem nas mulheres, é aonde se concentra e é fácilmente localizável as mulheres brasileiras, como a EDUCAÇÃO, A ENFERMAGEM, aonde mais de 80%. 90% são mulheres, e atuar favorávelmente á elas, como, por exemplo, as 30 horas enfermagem está SEQUINHO, PRONTINHO, ZERADO DE TUDO para ir á votação lá no PLENÁRIO DA CAMARA FEDERAL, só está faltando uma boa vontade principalmente de nossos parlamentares, mas, principlamente das nossas parlamentares FEMININAS, e uma coisa é mostrar á elas, categorias profissionais que a BANCADA FEMININA está realmente fazendo algo alguma coisa á favor das mulheres brasileiras, como, as 30 horas enfermagem, por exemplo,COLOCAR CARA Á TAPA, E FALAR EU ESTOU COM VOCES, MULHERES, ENFERMAGEM,....INDEPENDEMENTE DE PARTIDO POLÍTICO,....pois, quase não tem parlamentar mulher em nenhnum lugar deste país, é como se a enfermagem INEXISTISSE ABSOLUTAMENTE, mas sendo quase 60% de todo o eleitorado brasileiro, parece que MULHER NÃO VOTA EM MULHER....