8 de mar. de 2010

Justa homenagem

Para tucanos, Zilda Arns deve servir de modelo para governos e sociedade


Os deputados do PSDB que participaram nesta segunda-feira (8) da sessão solene em homenagem à fundadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns, exaltaram o comprometimento da médica sanitarista com a luta contra a miséria e a desnutrição infantil nas comunidades pobres. Para os parlamentares, a estratégia usada por Zilda deve ser vista como exemplo pelos governos e pela sociedade. Como lembraram nos pronunciamentos, em vez do mero assistencialismo, ela optou por uma ação humanitária que trouxe resultados eficazes e mudou a vida de milhares de famílias.

Contra o uso político da miséria - O líder do PSDB na Câmara, João Almeida (BA), destacou a importância do trabalho da pastoral para colocar em campo um enorme voluntariado para o atendimento contínuo das crianças, em uma estratégia multiplicadora. Geralmente moradores das próprias comunidades onde atuam, essas pessoas desenvolvem ações de saúde, nutrição, educação, cidadania e espiritualidade de forma ecumênica nas comunidades carentes com o objetivo de promover o desenvolvimento integral das crianças e a melhoria da qualidade de vida das famílias.

Ainda segundo o tucano, apesar de todo o reconhecimento das ações de Zilda Arns e da propagação de seu nome, ela nunca usou a miséria como plataforma política ou como um instrumento de oportunismo, clientelismo ou demagogia. "Era contra o assistencialismo, porque via nisso uma forma de dependência aviltante. Um exemplo que, infelizmente o governo federal não teve a felicidade de seguir ou sequer considerar”, reprovou da tribuna.

O líder ressaltou também que as iniciativas da Pastoral da Criança comandadas por Zilda atenderam tanto as populações dos grotões mais distantes quanto as crianças de famílias com melhores condições de vida, por meio do soro caseiro e da multimistura.

Para Almeida, não há ninguém melhor, mais merecedora e digna da admiração do que a médica sanitarista para personificar o público feminino na data de hoje, quando o mundo comemora o Dia Internacional da Mulher. O líder também citou Dona Ruth Cardoso como exemplo de importante figura feminina do país.


O presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Social na Câmara, deputado Raimundo Gomes de Matos (CE), acredita que o trabalho de Zilda deve ser expandido para melhorar as perspectivas dos que vivem à margem da sociedade. “Ela dizia que dar cesta básica não erradica a fome nem a miséria, mas apenas sacia momentaneamente a fome, e que é preciso aliar a isso o saneamento básico, boas escolas, oportunidades de lazer e trabalho. Compartilho desse mesmo pensamento”, destacou o tucano, um dos que pediram a realização da sessão solene.

Para o deputado Luiz Carlos Hauly (PR), que também solicitou a homenagem, o trabalho social de Zilda a torna uma legítima representante de todas as mulheres. “Ela realizou a economia solidária, pois acreditou no mais pobre, na solidariedade, e soube unir serviço e alegria, sabedoria e simplicidade, aproximando ricos e pobres na esperança de um mundo novo. Louvar esse trabalho é ressaltar a importância da participação da mulher na sociedade e o momento ímpar que a solidariedade humana vive no Brasil”, afirmou.

Médica sanitarista, fundadora e Coordenadora Internacional da Pastoral da Criança e fundadora e Coordenadora Nacional da Pastoral da Pessoa Idosa, Zilda Arns notabilizou-se sobretudo por suas ações de assistência à saúde das crianças pobres, lutando em especial contra a desnutrição infantil. Faleceu durante missão humanitária que cumpria em Porto Príncipe, no Haiti, quando o país foi devastado por um terremoto no último dia 12 de janeiro. Entre as convidadas que participaram da cerimônia, estava Heloísa Arns Neumann Stutz, filha de Zilda. (Reportagem: Djan Moreno/ Fotos: Eduardo Lacerda)

Nenhum comentário: