16 de mar. de 2010

Minoria

Gustavo Fruet, novo líder da Minoria, destaca função da oposição

Empossado nesta terça (16) como novo líder da Minoria na Câmara, o deputado Gustavo Fruet (PR), destacou a importância do bloco que reúne PSDB, DEM e PPS. “Temos o desafio de apresentar novos caminhos, denunciar sistemas já saturados e esgotados”, disse Fruet, em seu primeiro discurso no cargo. Os tucanos Luiz Carlos Hauly (PR) e Vanderlei Macris (SP) foram escolhidos vice-líderes da Minoria.

Fruet, membro atuante de diversas CPIs, como a dos Correios, Apagão Aéreo, destacou o papel da Liderança da Minoria como complementar ao dos líderes dos partidos oposicionistas, contrapondo as ações do governo com diálogo. “Vamos manter um diálogo muito sério com o presidente da Câmara, um diálogo de muito respeito com o líder do governo. Sem cinismo, sem fanatismo, em cima de uma postura e do papel institucional que a Liderança da Minoria tem que exercer”, afirmou Fruet.

O parlamentar citou a CPI do Apagão Aéreo em 2007 como um exemplo de vitória da Minoria. “O Supremo determinou, contra a vontade da Maioria, a instalação da CPI. O princípio da maioria não se confunde com o domínio absoluto dela”, lembrou.

O tucano recordou ainda o trabalho do deputado Júlio Redecker, que ocupou o posto de líder da minoria, em 2007. Naquele ano, Redecker foi vítima de um acidente aéreo em SP. (Reportagem: Alessandra Galvão/Foto: Eduardo Lacerda)

Nenhum comentário: