30 de abr. de 2010

Artigo

PT: Muito barulho por nada

Nada mudou na novela do PT. Alardes, pirotecnias midiáticas, novas promessas, velhas mentiras. Difícil é ter de engolir tudo isso. Mesmo após o naufrágio do PAC 1 lançado ano passado, anunciado aos proclames como única solução aos problemas do país e que de aceleração do crescimento pouco foi visto, o governo lançou recentemente o PAC 2.

De acordo com levantamento da ONG Contas Abertas, dos 12.163 empreendimentos do PAC 1, apenas 1.378 foram concluídos, ou seja, somente 10,7%. E, acreditem, estes são resultados de um programa que existe há mais de 3 anos. Bela demonstração da ineficiência adotada para ser carro chefe da campanha eleitoral que buscará emplacar a ex-ministra do presidente Lula, Dilma Roussef, à presidência.

Sucessão de um programa que sequer saiu do papel, o lançamento do PAC 2 foi feito sem nenhum acanho por parte de seus idealizadores, algo ‘nunca visto antes na história do país’. A artificialidade do PAC impressiona e a participação irrisória do governo também. Por exemplo, das 53 obras contratadas com recursos da União na Região Metropolitana de Campinas, 36 estão atrasadas, outras nem saíram do papel.

Mais um exemplo é o programa "Minha Casa, Minha Vida". O governo anunciou 1 milhão de casas, mas até o dia 13 de abril, segundo dados divulgados pelo Ministério das Cidades e pela Caixa Econômica Federal, foram efetivamente entregues apenas 3 mil unidades. O pior de tudo é que o PAC 2 prevê, desta vez, nada menos do que 2 milhões de habitações para 2014... Piada? Infelizmente, não.

Lula deixará para seu sucessor uma tarefa ainda mais dura do que aquela que, definitivamente, não conseguiu cumprir.

Mas para Lula, isso com certeza não importa. O que para ele vale são os chavões e os anúncios batidos para fazer o cidadão brasileiro acreditar e engolir as ideias fantasmagóricas maquiadas pelo marketing governista que continuará e não vacilará em promover muito barulho por nada.

(*) Vanderlei Macris é deputado federal pelo PSDB de São Paulo e vice-líder da Minoria na Câmara. (Foto: Eduardo Lacerda)

Nenhum comentário: