30 de abr. de 2010

Protesto no Xingu

Lula é inimigo número um dos índios, diz cacique


O cacique Megaron Txukarramãe afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o inimigo número um dos índios. Em comunicado (leia íntegra abaixo) informando sobre a paralisação da balsa que faz a travessia no Rio Xingu, na BR 080, em Mato Grosso, Megaron afirmou que as lideranças decidiram fazer o movimento em protesto contra a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte. A manifestação prossegue no estado.

“Enquanto o senhor Lula insistir na construção da barragem continuaremos aqui. Ficamos com muita raiva ao ouvir o Lula dizer que vai construir de qualquer jeito”, escreveu. O segundo inimigo dos índios, segundo Megaron, é o presidente da Funai, Marcio Meira, pois o órgão não trata mais de assuntos indígenas, não defende demarcações de terra, nem a fiscalização das poucas terras indígenas.

As lideranças indígenas estão revoltadas contra a decisão do Planalto de construir a usina hidrelétrica de Belo Monte “a qualquer custo”, de editar decreto que extinguiu 24 administrações Regionais, 14 Núcleos de Apoio, 10 Postos de Vigilância e 344 Postos Indígenas em todo o país e de colocar a Força Nacional de Segurança Pública à serviço da Fundação Nacional do Índio “para proteger o patrimônio público”.

Sensibilizado com o apelo do líder Lourival da Reserva de Apucaraninha (PR), o deputado Luiz Carlos Hauly (PR) visitou o prédio da Funai, recebeu documentos e decidiu apresentar o projeto de decreto legislativo anulando o decreto 7056/2009, editado pela Funai, o que resultou na audiência pública do último dia 28. “Proponho que seja formada uma comissão para que junto com a Comissão de Trabalho possamos abrir o diálogo”, afirmou.


Comunicado

Nós lideranças e guerreiros estamos aqui em nosso movimento, e vamos continuar com a paralisação da balsa que faz a travessia do Rio Xingu. Enquanto o Sr. Luiz Inácio Lula da Silva insistir na construção da barragem de Belo Monte, nós vamos continuar aqui. Ficamos com muita raiva ao ouvir Lula falar que vai construir Belo Monte de qualquer jeito, nem que seja pela força!!!

E agora, nós indígenas e o povo que votamos em Lula estamos sabendo quem é realmente essa pessoa. Nós não somos bandidos e não somos traficantes, para sermos tratados assim. O que queremos é a não construção da barragem de Belo Monte. Aqui não temos armas para enfrentar a força do exercito que sempre covardemente usam até metralhadoras.

Se Lula fizer isso novamente, é porque ele quer acabar com nós mesmo, como vem demonstrando, mas o mundo inteiro saberá que nós indígenas podemos até morrer, mas lutando pelo que nos é de direito. Tudo aqui já era nosso e não queremos o Brasil de volta, queremos somente este pouco que nos restou, pois não podemos nos mudar para a lua, ou outro planeta. Estamos diante de um Governo que a cada dia se mostra estar contra nós indígenas.

Lula tem demonstrado ser o inimigo número um dos índios e Marcio Meira, atual Presidente da Funai, tem demonstrado a ser segunda pessoa no Brasil contra os índios, pois, a Funai não tem tratado mais dos assuntos indígenas, não tem atendido ás demarcações nem a fiscalização de nossas poucas terras indígenas. Os nossos líderes indígenas são impedidos de entrar dentro do prédio da nossa própria Fundação Nacional do Índio- FUNAI em Brasília pela própria força nacional. O que esta acontecendo com nós indígenas é um grande abandono, pois, nós que somos os primeiros habitantes deste pais, estamos sendo esquecidos pelo Governo de Lula que quer a nossa destruição,e é esta a única conclusão que chegamos.

Líder indígena Megaron Txukarramãe
Aldeia Piaraçu, 26 de abril de 2010

(Da assessoria do deputado/Foto: divulgação)

Um comentário:

SERPAJ-Brasil disse...

Fico muito feliz de ver que os deputados começam a se envolver e se juntar à luta da sociedade para barrar o descalabro que significa essa usina hidrelétrica de Belo Monte.
Parabéns ao deputado Luiz Carlos e vamos esperar que toda a bancada do PSDB serre fileira com a proposta. Vamos também cobrar do candidato à Presidência José Serra que esclareça desde já que é contra esse projeto e vai aparar essa insanidade.