12 de abr. de 2010

Tem que sair do papel

Câmara acompanhará obra bilionária do Trem de Alta Velocidade

O presidente da Subcomissão Especial para Acompanhamento, Fiscalização e Controle das Obras do Trem de Alta Velocidade (TAV), deputado Vanderlei Macris (SP), ressaltou a importância desse empreendimento, o maior investimento ferroviário na América Latina.

De acordo com o tucano, o colegiado instalado no último dia 17 dentro da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle tem o objetivo de acompanhar todo o processo envovendo a implantação do TAV. Está em elaboração um roteiro de trabalho para depois serem marcadas as primeiras audiências públicas. O relator da subcomissão é o deputado Edson Aparecido (SP).

Para Macris, seria interessante que a nova ferrovia estivesse pronta para a Copa do Mundo de 2014. “Mas, pelo atraso, essa hipótese já está descartada. Espero que se torne realidade para a Olimpíada de 2016”, cobrou. Ele também quer mais empenho do governo Lula nesse projeto. "Para o trem rápido sair do papel, falta muito trabalho e vontade”, alertou.

Saiba mais

> Movido à energia elétrica, o trem de alta velocidade anda sobre um traçado especial - mais reto e com curvas mais abertas - e um menor número de paradas. O TAV ligará Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro.

> Relator do processo TAV no Tribunal de Contas da União, o ministro Augusto Nardes está com projeto em fase final de análise. Após este passo, a licitação internacional deverá ser aberta. Sete países demonstraram interesse no projeto: Alemanha, China, Coreia, Espanha, França, Itália e Japão.

> Do Orçamento de R$ 34,6 bilhões para a construção do TAV, o Tesouro Nacional emprestará até 60%, por meio do BNDES.

(Reportagem: Letícia Bogéa com Ag.Câmara/ Foto: Eduardo Lacerda)

Nenhum comentário: