9 de abr. de 2010

O que fazer?

Fernando Chucre recomenda ações preventivas para evitar catástrofes

Arquiteto e urbanista, o deputado Fernando Chucre (SP) apontou nesta sexta-feira (9) uma série de medidas que os gestores públicos - como governadores e prefeitos - podem adotar para evitar a repetição de cenas de destruição e mortes provocadas por enchentes e outros desastres naturais. Segundo o tucano, as autoridades precisam dar mais atenção a questões como ocupação irregular do solo em suas políticas de prevenção. Confira algumas das ações recomendadas pelo tucano:

> Impedir a invasão de áreas localizadas em morros, encostas e margens de rios, sujeitas a inundações e desmoronamentos.

> Ampliar a fiscalização e remover as famílias já instaladas nesses locais, oferecendo a elas locais previamente planejados e com a infraestrutura necessária.

> Liberar e aplicar devidamente os recursos financeiros para a prevenção de desastres. Não pode haver direcionamento com fins políticos, como ocorrido recentemente com verbas do Ministério da Integração Nacional, que privilegiaram alguns estados em detrimento de outros.

> Promover campanhas de conscientização abordando temas como descarte do lixo, que pode, entre outros problemas, entupir as bocas de lobo, agravando as enchentes.

Projeto de lei a caminho
Fernando Chucre apresentará projeto de lei que obriga os governos a utilizarem parte dos recursos gastos com publicidade e propaganda na realização de campanhas de esclarecimento sobre aspectos como os problemas provocados pela destinação equivocada do lixo. (Reportagem: Djan Moreno/Foto: Eduardo Lacerda)

Nenhum comentário: