2 de jul. de 2010

Mais oportunidades

Projeto cria bolsas de estudos de ensino técnico e profissionalizante em escolas privadas

Garantir o acesso dos estudantes de baixa renda aos cursos técnicos e profissionalizantes no ensino médio é o objetivo da proposta apresentada pelo deputado Rogério Marinho (RN). A ideia é proporcionar a esses jovens a possibilidade de se prepararem melhor para a chegada ao mercado de trabalho e aumentar a oferta de vagas nas escolas privadas que tenham esse tipo de formação por meio de incentivos fiscais.


O projeto de lei do tucano cria o Programa de Acesso ao Ensino Técnico (PAET). O programa irá beneficiar jovens com a concessão de bolsas de estudos integrais e parciais de 50% e 25% em escolas particulares que ofereçam cursos técnicos. “É importante trabalharmos a diversificação do ensino médio, pois o ensino universal é aquele que prepara apenas para universidade. Infelizmente, a universidade é um sol ainda muito distante para a maior parte dos brasileiros”, enfatizou o tucano.

Para o parlamentar, a educação do atual governo não é adequada para atender às necessidades dos jovens mais carentes. “Precisamos urgentemente rediscutir o ensino médio no país. Apesar de toda a propaganda governamental, muito pouco foi feito para fazer com que os alunos que saem do ensino fundamental tenham a possibilidade de cursar o ensino técnico”, afirmou.

Marinho ressalta que o projeto de lei garante "um arrojado programa de benefícios fiscais" para as escolas particulares que investirem em cursos profissionalizantes e, principalmente, em matrículas para alunos oriundos das camadas mais humildes da população. "A escola tem que ser mais atrativa e preparar o estudante para a vida laboral”, disse Marinho.

Mais chances de conseguir emprego


→ De acordo com pesquisa divulgada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), 72% dos ex-alunos de curso técnico estão no mercado de trabalho e 65% deles na área em que estudaram. De cada dez alunos, seis têm salário na média da categoria.


(Reportagem: Renata Guimarães)

Nenhum comentário: