14 de out. de 2010

Patrimônio do Brasil

PSDB sempre esteve comprometido com a Petrobras, destaca Otavio Leite

O deputado Otavio Leite (RJ) destacou nesta quinta-feira (14) o comprometimento do PSDB com a Petrobras, estatal que virou o centro de uma discussão sobre privatizações levantada nas últimas semanas pelo PT. Autor de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que propõe o controle da estatal do petróleo pela União, o tucano também criticou o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli. Em nota à imprensa, Gabrielli atacou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, acusando-o “levianamente” de preparar a empresa para venda.

“Gabrielli precisa saber que o partido do qual faz parte nada fez do ponto de vista do Congresso em relação à Petrobras. Ao contrário do PT, que nada propôs, nós, do PSDB, apresentamos uma ideia concreta em defesa da Petrobras e dos brasileiros”, comparou Otavio Leite.

A proposta mencionada pelo deputado é a PEC nº 370/2009, que determina que a Petrobras “será controlada exclusivamente pela União”. O texto do projeto desmente a versão petista. “A presente proposta é um brado para deixar claro à nação nossa posição em defesa dos interesses nacionais, em defesa da Petrobras”, afirma a justificativa.

Otavio Leite recorda que a Petrobras foi fortalecida pelo marco regulatório do petróleo, adotado durante o mandato de Fernando Henrique. Para ele, o PT usa um discurso infundado, sem compromisso com a verdade. “O discurso petista perde força ao ser confrontado com os fatos”, alertou.

Fernando Henrique, a exemplo do que fez o PT agora, abriu o capital da Petrobras em 2001, tirando-a da estagnação, segundo o deputado. Nos cinco anos anteriores à abertura de capital, a estatal investia US$ 5 bilhões, em média, por ano. Em 2008, aplicou US$ 29 bilhões. Os números, segundo Otavio Leite, foram possíveis graças à Lei de Petróleo, de 1997. “No fundo, quem tem compromisso com uma Petrobras eficiente e transparente somos nós, do PSDB”, conclui. (Da redação com Agência PSDB/ Foto: Eduardo Lacerda)

Nenhum comentário: