5 de out. de 2010

Sucesso nas urnas

Flexa Ribeiro e Aloysio Nunes lideram ranking de senadores mais votados do país

Dois senadores do PSDB foram os mais votados do país, tanto em termos proporcionais como em números absolutos. Flexa Ribeiro (PA) foi o que recebeu mais apoios em proporção ao número de eleitores: 67,73% dos votos válidos no Pará. Já Aloysio Nunes (SP) teve a maior votação em termos absolutos: contou com o apoio de quase 11,2 milhões de eleitores no maior colégio eleitoral do país.

Suplente de Duciomar Costa (PTB) nas eleições de 2002, Flexa Ribeiro assumiu a cadeira de senador em 2005, quando o titular foi eleito prefeito de Belém. Os votos recebidos no último domingo no Pará (1.817.644) deixam o tucano a grande distância do segundo mais votado proporcionalmente no país: Ricardo Ferraço (PMDB-ES), com 44,55% do total.

A colocação de Flexa Ribeiro na lista dos senadores proporcionalmente mais votados pode, no entanto, ser alterada. Isso ocorrerá caso sejam confirmadas as candidaturas - e assim computados os votos - do segundo e terceiro colocados no Pará. Baseado na Lei da Ficha Limpa, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indeferiu as candidaturas de Jader Barbalho (PMDB) e Paulo Rocha (PT). Eles obtiveram respectivamente 1.799.762 e 1.733.376 votos, os quais, até a decisão final sobre a validade de suas candidaturas, são considerados nulos pela Justiça Eleitoral.

Como alerta a "Agência Senado", se as duas candidaturas forem invalidadas, haverá nova eleição para a Casa no Pará, pois a soma dos votos de Jader Barbalho e Paulo Rocha contabiliza mais da metade dos votos válidos (57,24%). Em todo caso, no último domingo o candidato do PSDB obteve mais apoios dos eleitores nas urnas que os dois impugnados.

Já a votação de Aloysio Nunes em São Paulo derrubou as previsões dos institutos de pesquisa. Frente ao conjunto de votos válidos no estado, ele obteve 30,42% do total. Ex-deputado federal e ex-ministro da Justiça, o tucano desbancou Netinho de Paula (PCdoB), até então apontado favorito para ser eleito junto com Marta Suplicy (PT) e apoiado fortemente pelo presidente Lula.

Além de Flexa e Aloysio, obtiveram um mandato até 2019 os seguintes tucanos: o ex-governador de Minas Gerais Aécio Neves; o deputado federal Paulo Bauer (SC) e Lúcia Vânia (GO), reeleita.

O PSDB tem mais cinco senadores titulares com mandato até 2015: Alvaro Dias (PR), Cícero Lucena (PB), Mário Couto (PA), Marisa Serrano (MS) e Marconi Perillo, que foi para o 2º turno na disputa pelo Governo de Goiás. Caso o tucano seja eleito, o primeiro suplente é Cyro Miranda Gifford Júnior, também do PSDB. (Reportagem: Marcos Côrtes com Ag. Senado/Fotos: Ag. Senado e divulgação)

Nenhum comentário: