8 de out. de 2009

Fim de governo

Anúncio do PAC das Olimpíadas não passa de factóide, diz Zenaldo Coutinho


“É fantástica a capacidade do presidente de gerar notícias sem que haja fatos concretos”. Foi o que afirmou o deputado Zenaldo Coutinho (PA) nesta quinta-feira diante da pretensão do governo Lula de criar um novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), dessa vez com o objetivo de construir a infraestrutura para os Jogos Olímpicos de 2016. Para o tucano, o "anúncio" não passa de um factóide da gestão do PT e mais uma vez o presidente quer provocar uma falsa ilusão nos brasileiros.

Execução pífia - “Estamos falando de uma gestão que está entrando no seu último ano. Portanto, sem tempo para criar projetos e programas dessa dimensão. E mais: se nem o PAC atual está sendo executado, como querem criar um novo?”, questionou. Em sua avaliação, caberá ao próximo governo tocar uma plano com essa finalidade.
Conforme lembrou, a execução do PAC segue em ritmo lento neste ano. “Temos muitas obras anunciadas por meio de publicidade que nem sequer saíram do papel e nem têm projeto ou licença ambiental", apontou. Até 2 de outubro, tinham sido executados apenas 13,9% do Orçamento do programa para este ano: R$ 3 bilhões de R$ 21,8 bilhões.

Ainda segundo o tucano, os investimentos para os jogos vão demandar sete anos de trabalho. “Há a expectativa de obras e serviços necessários para a infraestrutura das Olimpíadas, mas que não serão executadas pela atual gestão. Ou seja, mais uma vez são ilusões e fantasias jogadas ao vento”, finalizou. (Reportagem: Letícia Bogéa/Foto: Eduardo Lacerda)

Um comentário:

Milton Serra disse...

Infelizmente, PAC é gestão sem planejamento. A falta de um plano diretor para o País, acima das diferenãs político-partidárias, faz com que questões de fundo como infraestrutura se transformem em ações de cunho político eleitoral e rendam assunto, pró ou contra, quando deveria ser algo absolutamente normal e PLANEJADO! Para mim, a nomenclatura PAC "Pura Ausência de Competência" para planejar.