28 de out. de 2009

Alerta

Panes na telefonia mostram fragilidade do sistema de telecomunicações

Além do líder José Aníbal (SP), outros deputados do PSDB também cobraram providências de representantes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e da Telefônica para evitar panes na telefonia durante audiência pública da Comissão de Ciência e Tecnologia Comunicação e Informática (CCTI), presidida pelo deputado Eduardo Gomes (TO). Na avaliação dos parlamentares, o problema mostra uma fragilidade perigosa do sistema de telefonia.

Agências sucateadas - Autor do requerimento juntamente com Aníbal o deputado Gustavo Fruet (PR), criticou a fragilidade do sistema telefônico e lamentou o sucateamento das agências reguladoras. “As explicações mostram a vulnerabilidade do sistema e o risco de colapsos em todo o país. Esse sucateamento não é de agora e acontece em todas as agências. O enfraquecimento dessas autarquias é uma contradição desse governo que procura, de um lado, colocar essas agências como um anexo do Executivo e, do outro, as enfraquece com contingenciamentos orçamentários”, afirmou.

O deputado Julio Semeghini (SP) afirmou que problemas na telefonia em dias de chuva são comuns e previsíveis e disse estar decepcionado por não haver "rotas alternativas" na rede capazes de evitar a pane em São Paulo. “A emergência tem que funcionar exatamente na hora de uma emergência. Se houvesse essa previsão não haveria todo esse caos”, explicou. O tucano pediu à CCTI que encaminhe ofício à Anatel pedindo providências.

O deputado Emanuel Fernandes (SP) concorda que o episódio mostra a fragilidade do sistema de telecomunicações no país para lidar com questões emergenciais. Ele sugeriu a criação de uma central de despachos. “O Brasil inteiro deveria adotar um centro de operação integrada com despachantes e linhas especiais protegidas para evitar falhas graves como essa”, destacou.

Duarte Nogueira (SP) defendeu a necessidade de regulamentação para sanar a vulnerabilidade do setor de telefonia. “Não sei se é possível quantificar os prejuízos que essa falha resultou. Mas a regulamentação evitaria que outros colapsos aconteçam em São Paulo ou em outros estados”, afirmou o 1º vice-líder tucano. (Reportagem: Alessandra Galvão)

Leia também:

Aníbal cobra ações da Anatel e da Telefônica para evitar panes

Nenhum comentário: