12 de jan. de 2010

Caos na Saúde

Líder do PSDB denuncia descaso governista com a Saúde Pública

O líder do PSDB na Câmara dos Deputados, José Aníbal (SP), denunciou nesta terça-feira (12) o estado caótico em que se encontra a saúde pública no Brasil. Para Aníbal, no último ano da gestão Lula, é notória a precariedade do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Brasil e as dificuldades por que passam pacientes como os portadores de câncer e os doentes renais.

Reportagem do jornal Correio Braziliense (Câncer:"Direito violado"- 09.01), mostrou neste fim de semana a via-crucis dos pacientes com câncer para conseguir o tratamento na rede pública. Segundo a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (Sboc), procedimentos que vinham facilitando o tratamento e buscando a qualidade de vida das vítimas de alguns tipos de tumores malignos foram cortados pelo Ministério da Saúde.

Os resultados, afirma a Sboc, são a diminuição na qualidade do tratamento e a redução em 25% das chances de cura desses pacientes em todo o Brasil. "Infelizmente, o atual governo nunca deu à saúde pública do Brasil a importância que deveria dar. Os últimos grandes avanços em termos de saúde no país foram dados nos governos anteriores. As mortes evitáveis em hospitais vêm aumentando e a razão para isso é a precariedade dos hospitais e os grandes problemas encontrados no SUS", reprova Aníbal.

Brasileiro sem plano de saúde sofre - Para o líder tucano, a saúde tem um financiamento no Brasil muito aquém do desejável, o que acaba exigindo da população a necessidade de se ter um plano de saúde. "O cidadão hoje só se sente seguro se possui um seguro de saúde e isso passa a ser uma despesa extra que o brasileiro precisa incluir no seu orçamento", aponta o deputado, que disse concordar com a crítica da Sboc de que existem duas classes de pacientes brasileiros: os que podem pagar pela qualidade do setor privado e aqueles que dependem do atendimento deficiente do SUS.


Os doentes renais também passam por situação semelhante, conforme revela reportagem publicada neste domingo no jornal O Globo ("Sem vagas em hospitais, pacientes renais ficam sem tratamento"). Segundo os dados da Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante (ABCDT), 1/5 dos doentes renais ficaram sem atendimento em 2009, por falta de estrutura das clínicas do setor.

"Chega a ser vergonhoso. A realidade que vemos em São Paulo são milhares de pacientes vindos de todos os cantos do país para um tratamento especializado na capital. O curioso é que o governo do PT promove gastança governamental generalizada mas é incapaz de direcionar alguns bilhões para investir em saúde e melhorar a vida da população", conclui Aníbal. (Reportagem: Rafael Secunho/Foto: Du Lacerda) 

Nenhum comentário: